QUADRINIZANDO A PAISAGEM: Guia para elaboração de Histórias em Quadrinhos Digitais para o 6º ano do Ensino Fundamental
Geografia escolar; Paisagem; Histórias em Quadrinhos Digitais.
A paisagem, por sua relevância no ensino de Geografia, constitui-se como um conceito que possibilita aos estudantes a leitura crítica dos espaços vividos. Contudo, a leitura e a interpretação das paisagens cotidianas ainda se apresentam como um desafio, especialmente quando os conteúdos são abordados de forma descontextualizada. Diante disso, o uso de múltiplas linguagens, com destaque para as Histórias em Quadrinhos Digitais (HQDs) apresenta-se como uma estratégia pedagógica capaz de promover a criatividade, autonomia e protagonismo dos estudantes, além de ampliar as habilidades de leitura e representação das paisagens vividas. Partindo dessa perspectiva, destacou-se a questão central: De que forma a produção de Histórias em Quadrinhos Digitais pode favorecer a construção de narrativas sobre o espaço vivido, estimulando a representação e interpretação de paisagens por estudantes do sexto ano? Para responder a esse questionamento, delineou-se o Objetivo Geral: Analisar de que forma a produção de Histórias em Quadrinhos Digitais pode favorecer a construção de narrativas sobre o espaço vivido por estudantes do sexto ano e estimular a representação e a interpretação de paisagens, a partir da comparação entre paisagens reais e digitais. Nesse contexto, foi elaborado e aplicado um Guia para Elaboração de Histórias em Quadrinhos Digitais, visando a construção de narrativas autorais. A pesquisa adota a abordagem qualitativa, de natureza dialógica e participante e teve suas ações desenvolvidas numa turma do 6º ano de uma escola pública estadual, situada no município de Natal/RN. A aplicação do Guia envolveu etapas de estudo do conceito de paisagem e da linguagem das HQs, a elaboração de roteiros e a construção coletiva de HQs digitais, utilizando o aplicativo Canva® como ferramenta de criação. Metodologicamente, a proposta se alinha às diretrizes da BNCC (2018) e do DCRN (2018), que indicam a importância da abordagem de conteúdos por meio de diferentes linguagens e a conexão dos temas com base nas experiências locais dos estudantes. Como embasamento teórico, dialoga-se com autores que discutem sobre o Ensino de Geografia e sobre a Paisagem (Callai, 2018; Kaercher, 2011; Santos, 2013, 2023, 2025); a linguagem das HQs e HQs Digitais (Ramos,2017; 2023; Barbieri,2017, Postema, 2018; entre outros), as Tecnologias Digitais (Moràn, 2013; Pereira, 2019). A pesquisa encontra-se na etapa de estruturação dos códigos para análise das HQs produzidas pelos estudantes. Esse processo está sendo conduzido com base no Primeiro Ciclo de Codificação proposto por Saldaña (2013), utilizando o Método Elementar com codificação descritiva para organizar e interpretar as informações, tendo como apoio o Software de análise qualitativa, o Atlas.Ti. Os resultados parciais indicam que ao se apropriar da linguagem das HQs, integrando recursos digitais, os estudantes foram capazes de representar suas paisagens vividas com criatividade e autonomia, construindo narrativas que revelam percepções críticas sobre os espaços cotidianos.