ENSINO DE GEOGRAFIA, HORTA ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “TRILHANDO OS CANTEIROS DO SABER”
Agricultura urbana. Agroecologia. Horta Escola. Educação Ambiental. Espaço geográfico.
A falta de compreensão e de engajamento da sociedade em relação às questões ambientais têm sido um fator central na aceleração da degradação dos recursos naturais, ameaçando a sustentabilidade dos ecossistemas e a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a implementação de práticas pedagógicas que visem à sensibilização e à internalização de comportamentos ecologicamente sustentáveis — incluindo a promoção de uma nutrição consciente e de qualidade — constitui uma estratégia fundamental. Essa abordagem educacional é um pilar para a formação de sujeitos críticos e proativos, aptos a atuar de forma consciente e responsável em prol do bem-estar coletivo e da preservação ambiental. Diante disso, esta dissertação tem como foco a análise da utilização da horta escolar como espaço pedagógico de estímulo à educação ambiental e como potencializador do processo de ensino e aprendizagem de competências e habilidades na Geografia, com ênfase na produção/transformação do espaço geográfico. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, aplicado um questionário de levantamento dos conhecimentos dos professores de Geografia sobre a utilização da horta em ambiente escolar, foi elaborado sequência didática e cartilha pedagógica como produtos dessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e periódicos da área, possibilitando o desenvolvimento dos capítulos referentes a fundamentação teórica, bem como a elaboração do questionário. A bibliografia destaca o papel crucial da Geografia na abordagem dos desafios contemporâneos da agricultura e do desenvolvimento sustentável, posicionando a horta escolar como um exemplo potente da agricultura urbana que transcende a mera produção de alimentos para se tornar um recurso educacional valioso. O questionário semiestruturado foi aplicado com professores de Geografia de escolas públicas para identificar suas experiências com horta em ambiente escolar. Ao analisar os conhecimentos e experiências de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, o estudo revela um forte reconhecimento do potencial da horta escolar para a educação ambiental e alimentar, bem como para a integração de teoria e prática. Apesar de a maioria dos professores não ter experiência prévia com hortas e de sua utilização em sala de aula ainda ser limitada, o entusiasmo e o reconhecimento da relevância da agroecologia são evidentes. Tendo como base a experiência desta pesquisadora com a horta escolar Semear, desenvolvida na Escola Estadual Élia de Barros, no município de São Gonçalo do Amarante/RN, foi elaborado um relato de experiência com base nos seis anos em que a horta esteve ativa. Essa experiência demonstrou que a horta no ambiente escolar constitui um laboratório vivo, capaz de enriquecer as aulas de Geografia, permitindo aos alunos vivenciarem concretamente conceitos como uso do solo, relações socioambientais e impacto das atividades humanas. Com base nessa vivência, foram desenvolvidos a sequência didática “Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Horta Escolar de mãos dadas com o Saber” e a cartilha pedagógica “Trilhando os Canteiros do Saber”, materiais complementares que visam guiar a implantação de hortas escolares e potencializar o aprendizado geográfico.