Banca de DEFESA: MARIA HOSANA DA SILVA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA HOSANA DA SILVA
DATA : 28/08/2025
HORA: 14:00
LOCAL: Auditório do DGE
TÍTULO:

ENSINO DE GEOGRAFIA, HORTA ESCOLAR E EDUCAÇÃO AMBIENTAL: “TRILHANDO OS CANTEIROS DO SABER”


PALAVRAS-CHAVES:

Agricultura urbana. Agroecologia. Horta Escola. Educação Ambiental. Espaço geográfico.


PÁGINAS: 196
RESUMO:

A falta de compreensão e de engajamento da sociedade em relação às questões ambientais têm sido um fator central na aceleração da degradação dos recursos naturais, ameaçando a sustentabilidade dos ecossistemas e a qualidade de vida da população. Nesse contexto, a implementação de práticas pedagógicas que visem à sensibilização e à internalização de comportamentos ecologicamente sustentáveis — incluindo a promoção de uma nutrição consciente e de qualidade — constitui uma estratégia fundamental. Essa abordagem educacional é um pilar para a formação de sujeitos críticos e proativos, aptos a atuar de forma consciente e responsável em prol do bem-estar coletivo e da preservação ambiental. Diante disso, esta dissertação tem como foco a análise da utilização da horta escolar como espaço pedagógico de estímulo à educação ambiental e como potencializador do processo de ensino e aprendizagem de competências e habilidades na Geografia, com ênfase na produção/transformação do espaço geográfico. Para alcançar esse objetivo foi realizada uma pesquisa bibliográfica, aplicado um questionário de levantamento dos conhecimentos dos professores de Geografia sobre a utilização da horta em ambiente escolar, foi elaborado sequência didática e cartilha pedagógica como produtos dessa pesquisa. A pesquisa bibliográfica foi realizada em livros, revistas e periódicos da área, possibilitando o desenvolvimento dos capítulos referentes a fundamentação teórica, bem como a elaboração do questionário. A bibliografia destaca o papel crucial da Geografia na abordagem dos desafios contemporâneos da agricultura e do desenvolvimento sustentável, posicionando a horta escolar como um exemplo potente da agricultura urbana que transcende a mera produção de alimentos para se tornar um recurso educacional valioso. O questionário semiestruturado foi aplicado com professores de Geografia de escolas públicas para identificar suas experiências com horta em ambiente escolar. Ao analisar os conhecimentos e experiências de professores de Geografia do Ensino Fundamental (anos finais) e Ensino Médio, o estudo revela um forte reconhecimento do potencial da horta escolar para a educação ambiental e alimentar, bem como para a integração de teoria e prática. Apesar de a maioria dos professores não ter experiência prévia com hortas e de sua utilização em sala de aula ainda ser limitada, o entusiasmo e o reconhecimento da relevância da agroecologia são evidentes. Tendo como base a experiência desta pesquisadora com a horta escolar Semear, desenvolvida na Escola Estadual Élia de Barros, no município de São Gonçalo do Amarante/RN, foi elaborado um relato de experiência com base nos seis anos em que a horta esteve ativa. Essa experiência demonstrou que a horta no ambiente escolar constitui um laboratório vivo, capaz de enriquecer as aulas de Geografia, permitindo aos alunos vivenciarem concretamente conceitos como uso do solo, relações socioambientais e impacto das atividades humanas. Com base nessa vivência, foram desenvolvidos a sequência didática “Ensino de Geografia, Educação Ambiental e Horta Escolar de mãos dadas com o Saber” e a cartilha pedagógica “Trilhando os Canteiros do Saber”, materiais complementares que visam guiar a implantação de hortas escolares e potencializar o aprendizado geográfico.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1486670 - CELSO DONIZETE LOCATEL
Interno - 1803535 - ADRIANO LIMA TROLEIS
Externa à Instituição - ELIZABETE RODRIGUES GURGEL DOS SANTOS - IFRN
Notícia cadastrada em: 15/08/2025 15:54
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