Geoeducação no contexto do Geoparque Seridó: o jogo de tabuleiro como recurso didático no ensino de Geografia
Jogo de Tabuleiro; Geoparque Seridó; Educação Geográfica; Geoeducação.
Este trabalho investiga o potencial pedagógico do jogo de tabuleiro "Geoparque Seridó" como recurso didático inovador para o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da educação geográfica pautada na geoeducação. Fundamentado nos princípios das metodologias ativas e da educação ambiental crítica, o estudo propõe o desenvolvimento e aplicação de um jogo que articula conhecimentos sobre geodiversidade, geoconservação e sustentabilidade no contexto do território do Geoparque Seridó/RN. A proposta parte do pressuposto de que abordagens lúdicas potencializam a aprendizagem significativa de conceitos geográficos complexos, transformando-os em elementos tangíveis para o público infantil. Metodologicamente, o trabalho combina revisão teórica sobre geoeducação, educação contextualizada e o geopatrimônio do Geoparque Seridó. Os estudos realizados nesta pesquisa indicam que o jogo amplia a percepção dos alunos sobre a interação sociedade-natureza no semiárido potiguar; desenvolve habilidades colaborativas ao simular tomadas de decisão sobre conservação; e serve como ponte entre o conteúdo curricular e a realidade local. A análise evidencia ainda como a ludicidade facilita a compreensão de processos geológicos e sua relação com problemas ambientais regionais, como a desertificação. Conclui-se que a experiência pode validar o jogo como ferramenta eficaz para geoeducação, cumprindo três funções principais: (1) popularização da geoeducação por meio de linguagem acessível; (2) fortalecimento do vínculo afetivo dos estudantes com o patrimônio natural; e (3) oferta de metodologia replicável para escolas da região. O estudo demostra como tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de Geografia podem contribuir tanto para formação cidadã quanto para o desenvolvimento territorial sustentável.