Banca de QUALIFICAÇÃO: JULIETE DA COSTA RODRIGUES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : JULIETE DA COSTA RODRIGUES
DATA : 07/07/2025
HORA: 19:00
LOCAL: Google Meet
TÍTULO:

Geoeducação no contexto do Geoparque Seridó: o jogo de tabuleiro como recurso didático no ensino de Geografia


PALAVRAS-CHAVES:

Jogo de Tabuleiro; Geoparque Seridó; Educação Geográfica; Geoeducação.


PÁGINAS: 92
RESUMO:

Este trabalho investiga o potencial pedagógico do jogo de tabuleiro "Geoparque Seridó" como recurso didático inovador para o ensino de Geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, no âmbito da educação geográfica pautada na geoeducação. Fundamentado nos princípios das metodologias ativas e da educação ambiental crítica, o estudo propõe o desenvolvimento e aplicação de um jogo que articula conhecimentos sobre geodiversidade, geoconservação e sustentabilidade no contexto do território do Geoparque Seridó/RN. A proposta parte do pressuposto de que abordagens lúdicas potencializam a aprendizagem significativa de conceitos geográficos complexos, transformando-os em elementos tangíveis para o público infantil. Metodologicamente, o trabalho combina revisão teórica sobre geoeducação, educação contextualizada e o geopatrimônio do Geoparque Seridó. Os estudos realizados nesta pesquisa indicam que o jogo amplia a percepção dos alunos sobre a interação sociedade-natureza no semiárido potiguar; desenvolve habilidades colaborativas ao simular tomadas de decisão sobre conservação; e serve como ponte entre o conteúdo curricular e a realidade local. A análise evidencia ainda como a ludicidade facilita a compreensão de processos geológicos e sua relação com problemas ambientais regionais, como a desertificação. Conclui-se que a experiência pode validar o jogo como ferramenta eficaz para geoeducação, cumprindo três funções principais: (1) popularização da geoeducação por meio de linguagem acessível; (2) fortalecimento do vínculo afetivo dos estudantes com o patrimônio natural; e (3) oferta de metodologia replicável para escolas da região. O estudo demostra como tecnologias educacionais aplicadas ao ensino de Geografia podem contribuir tanto para formação cidadã quanto para o desenvolvimento territorial sustentável.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - ***.611.234-** - DJANNI MARTINHO DOS SANTOS SOBRINHO - NÃO INFORMADO
Interno - 3214278 - LEANDRO VIEIRA CAVALCANTE
Externo à Instituição - MARCELO MARTINS DE MOURA FÉ - URCA
Notícia cadastrada em: 23/06/2025 08:29
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