REPRESENTACAO ESPACIAL E ENSINO DE GEOGRAFIA: MANUAL INSTRUCIONAL DE CONSTRUCAO E OPERACIONALIZACAO DE MAQUETES DE RELEVO
Componente físico natural relevo, ensino de geografia, Maquetes.
É indiscutível a importância da Geografia escolar na formação dos discentes, pois essa disciplina oferece ferramentas, dentre elas as cartográficas, que auxiliam os discentes a realizarem a leitura do espaço geográfico local/global, compreendendo assim as relações que se estabelecem com a sociedade. Nesse sentido, o uso da linguagem cartográfica é fundamental para realizar análises e leituras espaciais, o que contribui para compreender as relações estabelecidas no ambiente geográfico, tanto nas dimensões naturais como nas sociais. Os modelos tridimensionais (maquetes) se estabelecem nesse sentido como uma ferramenta didática capaz de mobilizar conhecimentos, particularmente no que diz respeito à compreensão e leitura do espaço geográfico em escala local, regional e global, sejam de perspectivas naturais como análises geomorfológicas e sociais. Os docentes de Geografia, regularmente utilizam da linguagem cartográfica e seus produtos para evidenciar fenômenos que ocorrem no espaço geográfico, possibilitando assim um entendimento do espaço vivenciado pelos próprios discentes, ademais, é uma orientação da Base Nacional Comum Curricular – BNCC que foi implantado no ano de 2018, a qual determina a utilização da linguagem cartográfica nas aulas de Geografia. Na BNCC, o ensino de Geografia visa, entre outros objetivos, aproximar os discentes da compreensão do espaço vivido, das interações sociais e naturais no ambiente em que estão inseridos, promovendo um olhar crítico e participativo. Em contraste com a determinação da BNCC, existe uma ausência significativa dos conteúdos físicos naturais do Rio Grande do Norte nos materiais oficiais (livro didático), isso implica em lacunas significativas no processo de ensino-aprendizagem geográfico. Essa inexistência dos conteúdos nos materiais oficiais relacionados à Geografia local tem deixado lacunas na aprendizagem dos discentes que, concluem o ensino fundamental sem conhecer de forma significativa a realidade da cidade ou estado em que residem, limitando, consequentemente, a leitura e interpretação das análises espaciais do local de vivência e do mundo. Partindo dessa problemática, a presente pesquisa apresenta proposições metodológicas de ensino de Geografia a partir da construção e operacionalização de maquetes de relevo. Desse modo, a pesquisa parte da seguinte questão: como abordar o componente físico-natural relevo nas aulas de Geografia, atendendo às especificidades geográficas do relevo do Rio Grande do Norte, promovendo uma aprendizagem contextualizada e significativa? Almejando responder a essa indagação, a pesquisa tem como objetivo desenvolver um recurso didático de ensino de Geografia, tendo como produto um manual instrucional para construção e operacionalização de maquetes no contexto do ensino do relevo. Para tal finalidade, foram realizadas pesquisas bibliográficas, análises documentais, oficinas de produção de maquetes em sala de aula com discentes do 6º ano do ensino fundamental e entrevistas semiestruturadas para se obter o máximo de informações para construção de um manual que possa contribuir com os materiais oficiais, auxiliando os docentes no processo de ensino-aprendizagem do componente físico-natural relevo nas aulas de Geografia.