LITERATURA DE CORDEL E O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE GUIA DIDÁTICO, A PARTIR DO MODELO DE SEQUÊNCIA DIDÁTICA
Literatura de Cordel; Ensino de Geografia; Guia Didático; Lugar; Caicó.
Esta pesquisa debruçou-se sobre a relação entre a Literatura de Cordel e o processo de ensino-aprendizagem no ensino de Geografia. No atual contexto do domínio das tecnologias da informação e da comunicação, o cordel se apresenta como uma forma de saber que possibilita e amplia caminhos de uma maior compreensão dos estudantes acerca dos conteúdos de Geografia. Tendo em vista tal observação, chamamos a atenção para a questão central que norteia a presente pesquisa: em que medida a utilização do cordel favorece a compreensão do conceito de lugar no ensino de Geografia? Com base neste questionamento norteador, tem-se como objetivo principal a elaborar um guia didático, a partir do modelo de sequência didática, da utilização do cordel como gênero literário para ensinar em Geografia. Em termos de fundamentação teórica, buscou-se uma revisão de literatura acerca dos conceitos norteadores da temática proposta, sendo eles literatura de cordel e lugar. Os procedimentos metodológicos assumidos pautaram-se, principalmente, em caminhos para a proposição de um guia didático, que tem o cordel como caminho para o ensino e aprendizagem na Geografia. Para isso, seguimos três momentos, a destacar: 1. revisão da literatura e pesquisa documental; 2. elaboração do guia didático; 3. aplicação do guia. Em termos de resultados, apresentamos uma primeira parte do relatório técnico, a partir da sua introdução, fundamentação teórica e os caminhos da metodologia. Também, é apresentada a proposta de guia didático, intitulado, Literatura de cordel e o ensino de geografia: uma proposta de guia didático.