GEOTECH: O ENSINO HÍBRIDO EM GEOGRAFIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL POR MEIO DA UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO (TDIC)
Tecnologias digitais da informação e comunicação; ensino híbrido; ensino-aprendizagem de Geografia.
No atual estágio da Globalização, a sociedade passa por constantes transformações em vários ramos das atividades humanas e sociais, tendo em vista a inovação e utilização das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC). Dentre estes ramos, destacamos a Educação, no qual se busca o incremento do ensino-aprendizagem por intermédio da utilização destas tecnologias como estratégias para o desenvolvimento de metodologias para melhorar o processo educacional. A metodologia do ensino híbrido mescla o ensino presencial e o ensino remoto ou a distância, apresentando-se como uma tendência destacada após o período da pandemia da Covid-19. Assim, este trabalho tem como objetivo geral produzir uma cartilha acerca do ensino híbrido em Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, conforme as competências e habilidades orientadas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com propostas de utilização das TDIC no ensino-aprendizagem da Geografia escolar. Os objetivos específicos são: refletir sobre o processo educacional em Geografia com a utilização das TDIC, na perspectiva do ensino híbrido; analisar o desenvolvimento de ensino híbrido em Geografia no 6º ano do Ensino Fundamental em escolas públicas de Mossoró (RN); e elaborar cartilha sobre o ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por meio da utilização das TDIC. Para alcançar estes objetivos foi realizada pesquisa bibliográfica para a realização de reflexões teóricas sobre o ensino híbrido e as TDIC no ensino-aprendizagem de Geografia. Ademais, buscou-se e analisou-se os documentos oficiais de orientação da Educação nacional, mirando para as competências e habilidades condizentes com o objeto de estudo da pesquisa. Foi realizada pesquisa de campo com a aplicação de questionário junto a docentes da rede municipal de Educação da cidade de Mossoró, a fim de compreender as suas compreensões e práticas no que tange à temática em questão. Os resultados alcançados fundamentaram a produção de cartilha didática acerca do ensino-aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental por intermédio da utilização das TDIC para viabilizar o ensino híbrido.