SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: A AULA DE CAMPO COMO ESTRATÉGIA METODOLÓGICA
Ensino de Geografia. Sequência Didática. Aula de Campo.
O ensino de Geografia tem se configurado um campo temático que requer melhor aplicabilidade de seus conhecimentos teóricos com uma prática vivenciada pelos alunos. Nesta vertente, considerando um ensino construtor e significativo, um dos elos se remete às estratégias metodológicas aliadas a produção de recursos didático pedagógicos. Para suposto alcance a pesquisa concluída contempla a Geografia escolar, cuja questão norteadora foi assim formulada: como delinear uma sequência didática para o ensino de Geografia considerando o Complexo Turístico - Ilha de Santana, na cidade de Caicó – RN, como espaço da ação docente? A investigação tem como objetivo geral a produção de uma sequência didática contendo uma proposição metodológica sob o escopo de aula de campo, voltada para o ensino de Geografia no 4º ano da Educação Básica, tendo como referência empírica o Complexo Turístico - Ilha de Santana (Caicó/RN). E, como objetivos específicos, evidenciar o ensino da Geografia como disciplina escolar nos anos iniciais do Ensino Fundamental; reconhecer o lugar da Geografia nos documentos oficiais que regem a educação brasileira; identificar os objetos espaciais que compõem a aula de campo e construir o design didático pedagógico da sequência didática. Nessa perspectiva, foram discutidos aspectos da Geografia, enquanto componente curricular, num breve levantamento histórico, e sua inserção nos documentos oficiais educacionais nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A abordagem teórica contemplou os conceitos de sequência didática, aula de campo, os conceitos geográficos. Além disso, apresenta-se O produto final da pesquisa correspondente a um material textual no formato de Sequência Didática para realização de uma aula de campo de Geografia. Espera-se que este material sirva de subsídios a ação docente e potencialize o ensino e a aprendizagem da Geografia na perspectiva da relação entre conceitos e empiria e da aplicação das fases necessárias para se pensar a aula de campo enquanto estratégia metodológica e a elaboração de sequência didática enquanto organização da mediação didático-pedagógica.