O ATLAS MUNICIPAL DE RIO DO FOGO COMO INSTRUMENTO DIDÁTICO PARA O ESTUDO DA LINGUAGEM CARTOGRÁFICA DO LUGAR.
Atlas, Alfabetização cartográfica, Ensino de Geografia, Lugar, Rio do Fogo/RN.
O presente trabalho tem a proposta de produzir um “Atlas Municipal”, da cidade de Rio do Fogo/RN, para proporcionar aos estudantes e professores do Ensino Fundamental I, em especial aos alunos do 4º e 5º ano, subsídio para o estudo do lugar. Ele contribuirá para atingir as competências e habilidades, propostas pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), e que os alunos deverão ter acesso, conforme cada faixa etária, comtemplando unidades temáticas: o sujeito e o seu lugar no mundo, formas de representação e pensamento espacial. Neste contexto perpassa o aprofundamento de conteúdos, que a partir do local, serão base para o entendimento global. Com objetivo de diagnosticar os materiais utilizados propor atividades pedagógicas para o estudo geográfico da cidade, realizando um mapeamento de Rio do Fogo/RN, desenvolvendo por meio da alfabetização cartográfica, o processo de aprendizagem da cartografia como linguagem. Explorando a categoria lugar na geografia. Como fundamentação teórica, foi realizada pesquisa bibliográfica, acerca das categorias geográficas como lugar, cotidiano, cidade; alfabetização cartográfica e ensino de geografia; algumas referências utilizadas foram: Almeida (1989 ), Almeida; Passini (2010), Callai (2005 e 2010), Cavalcanti (1998 e 2008), Costella (2012), Gomes (1996), Guerrero (2012), Kaercher (2003 e 2007), Libaneo (2002), Lima (2010), Lopes (1991), Passini (2012), Martinelli (2009), Santos (1978), Tuan (2013). Estas serviram de embasamento para realização da pesquisa bibliográfica. Foi realizado entrevista com professores o que possibilitou, um diagnóstico do ensino de geografia no município, em especial a utilização da cartografia em sala de aula e recursos didáticos disponíveis no município. Houve uma primeira intervenção da Escola Municipal Maria Paiva Fagundes, com os alunos do 4º e 5º ano do Ensino Fundamental II, observando o nível ao qual se encontravam os alunos. A partir desse contexto foi proposto a o “Atlas Municipal de Rio do Fogo”, para servir de subsídio nas aulas de geografia das referidas séries, como material de apoio ao professor e que será o produto final do mestrado profissional de ensino em geografia.