O Ensino e a Pós-Graduação em Geografia no Brasil: cenários de abordagem do tema
Ensino de Geografia. Linguagens. Pós-graduação.
Esse estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar a inserção da temática Ensino de Geografia no âmbito da pós-graduação no Brasil. Nessa perspectiva, delineou-se a trajetória da pós-graduação brasileira strict senso, em específico a pós-graduação em Geografia no contexto nacional. Os procedimentos metodológicos utilizados foram a pesquisa bibliográfica e documental, cujas principais fontes foram documentos da CAPES e do CNPq, sites das universidades além de produções bibliográficas. Os resultados obtidos indicam que o processo de organização e avaliação de cursos e programas, desenvolvidos pelos órgãos de fomento contribuíram significativamente para a expansão e consolidação dos programas de pós-graduação em Geografia pelo Brasil bem como favoreceu a inserção da temática Ensino. Para o desenvolvimento desse estudo a pesquisa bibliografia permitiu verificar os campos temáticos mais discutidos da Geografia, observando que esta temática está diretamente vinculada ao campo de investigação cientifica. Por meio dos dados obtidos constata-se a crescente preocupação com o Ensino de Geografia. Nesse sentido, o texto apresenta uma discussão que caracteriza o Ensino da ciência geográfica e suas linguagens; na sequência é feito uma exposição da trajetória da institucionalização da pós-graduação em geografia estabelecendo uma associação entre o Ensino de Geografia e a pós-graduação.