Geography in the promotion of environmental education.
Geography Teaching; Environmental education; Environment.
O presente trabalho teve como objetivo analisar a contribuição do ensino de Geografia na promoção da Educação Ambiental a partir da prática docente nos anos finais do ensino fundamental em escolas localizadas na cidade de Caicó-RN. Na perspectiva de desenvolver aulas mais atrativas e dinâmicas para os alunos, desvelou-se a partir dos diferentes autores que abordam a temática, as condições “ideais”, que se colocadas em prática, podem trazer grandes contribuições a um ensino eficaz de Geografia. Neste percurso, consideramos que o ensino de Geografia na promoção da Educação Ambiental vem tornar ainda mais significativos os estudos sobre o espaço, além da construção de um conhecimento contextualizado com a realidade do aluno, interdisciplinar e que aborda a relação local/global. No âmbito dos estudos realizados, considera-se a formação de um cidadão crítico e participativo, com atitudes éticas e solidárias, que perpassa pela ideia de “sujeito ecológico”, num amplo processo de transformação das relações entre sociedade e ambiente. A questão primordial elegida neste trabalho foi: em que medida o ensino de Geografia contribui para promoção da Educação Ambiental? Para responder a tal pergunta, utilizou-se como procedimento metodológico uma abordagem de natureza qualitativa realizada a partir de entrevistas semiestruturadas com 20 professores de Geografia, que lecionam em escolas com o ensino fundamental maior das redes pública estadual, municipal e particular, todas localizadas na cidade de Caicó-RN. A partir de uma fase preliminar da análise e da interpretação das falas dos sujeitos da pesquisa, foi possível identificar as posições convergentes, os pontos comuns, as dificuldades comuns e em confronto com o material teórico discutido, criou-se possibilidades para um conhecimento mais amplo acerca do ensino de Geografia na promoção da Educação Ambiental.