NÍVEL DE PLANEJAMENTO DE TRIBUTOS DIRETOS E INDIRETOS, VALOR DA EMPRESA E CICLO DE VIDA: EVIDÊNCIAS NO AMBIENTE BRASILEIRO.
Planejamento tributário; Valor da empresa; Estágios de ciclo de vida.
O planejamento tributário tem sido a principal estratégia empresarial para diminuir o ônus tributário, diante da elevada carga tributária oferecida aos contribuintes brasileiros. Essa discussão vem se intensificando após a crise financeira de 2008 até hoje, de modo que as empresas necessitam adotar um comportamento tributário que seja capaz de trazer benefícios que superem os custos envolvidos nesse processo. Assim, sob a fundamentação da teoria da agência e da teoria do ciclo de vida organizacional este trabalho tem por objetivo analisar se, no ambiente brasileiro, o planejamento de tributos diretos e indiretos e os estágios de ciclo de vida influenciam o valor da empresa. Os dados utilizados na pesquisa referem-se ao período de 2010 a 2021, e foram coletados a partir da plataforma Refinitiv Eikon e das demonstrações financeiras divulgadas pelas empresas de capital aberto listadas na Brasil, Bolsa, Balcão (B³). Como técnica de tratamento de dados, optou-se em utilizar a Regressão com Dados em Painel, porque o banco de dados apresenta características de uma cross-section e de séries de tempo. Com base nos resultados obtidos na estimação de modelos (FE-LSDV) com dados balanceados, confirmou-se parcialmente a hipótese de que o nível de planejamento tributário influencia no valor da empresa. E que apenas o estágio de introdução influencia de maneira positiva no valor da empresa. Em uma análise adicional, também foi possível verificar que a presença do RTT diminui o valor da empresa das companhias brasileiras de capital aberto da amostra. E a interação entre o planejamento tributário e a pandemia do Covid-19 não apresentou relação de causa e efeito no valor das empresas brasileiras de capital aberto desta amostra.