O GERENCIAMENTO DE ACCRUALS DISCRICIONÁRIOS TRIMESTRAIS NO MERCADO LATINO AMERICANO
Gerenciamento de Resultados; Accruals Discricionários; América Latina
Com base na Teoria da sinalização, Teoria da agência e na Assimetria Informacional, o objetivo do presente estudo consiste em analisar como o nível de gerenciamento de resultados trimestrais por accruals discricionários se comporta nas empresas de mercado aberto da América Latina. Para isso, serão coletadas informações de uma amostra de 616 empresas presentes na Argentina, Brasil, Colômbia e México, por se destacarem pelos maiores PIB, e a crescente participação econômica a nível mundial. Dessa forma, será estimado como proxy para gerenciamento de resultados, por meio do modelo de Pae (2005), os accruals discricionários trimestrais de 2015 a 2019. Em seguida, será utilizado uma segunda regressão com os accruals discricionários trimestrais e as variáveis dummies referente a cada trimestre e país, controladas pelas variáveis de Tamanho, Fluxo de Caixa Operacional, Crescimento e Endividamento, coletadas no banco de dados da Thomson Reuters ®. Para atingir o objetivo proposto, os dados serão organizados através de um painel e analisado a estatística descritiva das informações.