GERENCIAMENTO DE RESULTADOS E AVALIAÇÃO DE EMPRESAS: UM ESTUDO NO MERCADO ACIONÁRIO BRASILEIRO
Gerenciamento de resultados, Avaliação de desempenho, value relevance da informação contábil
Um dos incentivos para que os gestores manipulem os resultados contábeis consiste em sustentar o desempenho financeiro das firmas (DEGEORGE; PATEL; ZECKHAUSER, 1999). Neste sentido, o projeto de pesquisa tem como objetivo geral analisar se as empresas não financeiras com os melhores índices de desempenho, dentre as listadas na B³, apresentam maiores níveis de gerenciamento de resultados. Os dados da pesquisa serão coletados através da base de dados Bloomberg® e das demonstrações financeiras padronizadas da B³. A amostra do estudo é composta pelas companhias não financeiras listadas na B³, onde serão excluídas as companhias financeiras e as seguradoras, por apresentarem estruturas financeiras e operacionais específicas em relação aos demais setores. Para se atingir o objetivo proposto, será estimada regressão do tipo quantílica, utilizando os accruals discricionários como proxy para o gerenciamento de resultados, estimados pelo modelo Jones modificado (DECHOW, SLOAN, SWEENEY, 1995).