DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL: um estudo a partir da perspectiva do European Customer Satisfaction Index (ECSI)
Satisfação Discente. Lealdade Discente. Modelo Europeu de Satisfação.
Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o modelo de satisfação European Customer Satisfaction Index (ECSI), adaptado para a perspectiva discente, representa os determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com os estudantes dos 29 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis em funcionamento, que são avaliados pela CAPES. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 44 questões baseadas no modelo ECSI. Foram coletadas 331 respostas de 26 PPGs que, após o tratamento dos dados, resultaram em 311 dados válidos para análise, alcançando cerca de 90% dos programas ativos. A análises dos dados, verificou inicialmente os pressupostos estatísticos para a aplicação da análise multivariada para, em seguida, executar as Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória e, posteriormente, a Modelagem de Equações Estruturais com a aplicação dos softwares IBM SPSS® 21.0 e Amos Graphics® 18.0. O estudo atendeu aos critérios estatísticos para sua validação e com as reespecificações realizadas, utilizando o método de Máxima Verossimilhança, o modelo conceitual de satisfação discente alcançou adequados índices de ajustamento de qualidade e se mostrou estável, adequado diante da amostra estudada, explicando 96,6% da variação da lealdade e 80,6% da satisfação dos pós-graduandos em Ciências Contábeis do Brasil. Ademais, a análise dos objetivos específicos concluiu, com base nos resultados apresentados, que o modelo de satisfação ECSI apresentou-se adequado para analisar a satisfação e a lealdade dos alunos da pós-graduação brasileira, bem como as outras dimensões que integram o modelo (imagem, expectativas, qualidade percebida, e valor percebido), que foram mantidas, conforme o modelo concebido originalmente. Por fim, a investigação dos objetivos específicos constatou que o gênero, a modalidade do curso (mestrado/doutorado) e a região de origem do programa são atributos que acarretaram divergência na percepção dos fatores e trajetórias estruturais que integram o modelo de satisfação discente