Banca de DEFESA: ARIANNE RAQUEL AXIOLE DE SOUZA CÂMARA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ARIANNE RAQUEL AXIOLE DE SOUZA CÂMARA
DATA : 22/05/2018
HORA: 15:00
LOCAL: Auditório 02 do NEPSA II do CCSA/UFRN
TÍTULO:

DETERMINANTES DA SATISFAÇÃO E LEALDADE DOS DISCENTES DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIAS CONTÁBEIS DO BRASIL: um estudo a partir da perspectiva do European Customer Satisfaction Index (ECSI)


PALAVRAS-CHAVES:

Satisfação Discente. Lealdade Discente. Modelo Europeu de Satisfação.


PÁGINAS: 97
RESUMO:

Esta pesquisa tem por objetivo analisar se o modelo de satisfação European Customer Satisfaction Index (ECSI), adaptado para a perspectiva discente, representa os determinantes da satisfação e lealdade dos estudantes dos cursos de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis do Brasil. Para tanto, realizou-se uma pesquisa survey com os estudantes dos 29 programas de pós-graduação stricto sensu em Ciências Contábeis em funcionamento, que são avaliados pela CAPES. O instrumento de coleta de dados foi um questionário estruturado composto por 44 questões baseadas no modelo ECSI. Foram coletadas 331 respostas de 26 PPGs que, após o tratamento dos dados, resultaram em 311 dados válidos para análise, alcançando cerca de 90% dos programas ativos. A análises dos dados, verificou inicialmente os pressupostos estatísticos para a aplicação da análise multivariada para, em seguida, executar as Análises Fatoriais Exploratória e Confirmatória e, posteriormente, a Modelagem de Equações Estruturais com a aplicação dos softwares IBM SPSS® 21.0 e Amos Graphics® 18.0. O estudo atendeu aos critérios estatísticos para sua validação e com as reespecificações realizadas, utilizando o método de Máxima Verossimilhança, o modelo conceitual de satisfação discente alcançou adequados índices de ajustamento de qualidade e se mostrou estável, adequado diante da amostra estudada, explicando 96,6% da variação da lealdade e 80,6% da satisfação dos pós-graduandos em Ciências Contábeis do Brasil. Ademais, a análise dos objetivos específicos concluiu, com base nos resultados apresentados, que o modelo de satisfação ECSI apresentou-se adequado para analisar a satisfação e a lealdade dos alunos da pós-graduação brasileira, bem como as outras dimensões que integram o modelo (imagem, expectativas, qualidade percebida, e valor percebido), que foram mantidas, conforme o modelo concebido originalmente. Por fim, a investigação dos objetivos específicos constatou que o gênero, a modalidade do curso (mestrado/doutorado) e a região de origem do programa são atributos que acarretaram divergência na percepção dos fatores e trajetórias estruturais que integram o modelo de satisfação discente


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1673813 - CLAYTON LEVY LIMA DE MELO
Interno - 2610882 - DIOGO HENRIQUE SILVA DE LIMA
Externo à Instituição - ORLEANS SILVA MARTINS - UFPB
Notícia cadastrada em: 04/05/2018 11:16
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