PPGQ/CCET PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM QUÍMICA INSTITUTO DE QUÍMICA Telefone/Ramal: Não informado https://posgraduacao.ufrn.br/ppgq

Banca de QUALIFICAÇÃO: ANTÔNIO MARCELO SILVA LOPES

Uma banca de QUALIFICAÇÃO de DOUTORADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : ANTÔNIO MARCELO SILVA LOPES
DATA : 24/03/2025
HORA: 08:30
LOCAL: videoconferência
TÍTULO:

Desidratação catalítica de glicerina loira a acroleína utilizando sólidos altamente estáveis à base de nióbia dispersa em sílica.


PALAVRAS-CHAVES:

Nióbia; Sílica amorfa; Resistência à desativação; Glicerina loira; Acroleína


PÁGINAS: 97
RESUMO:

A valorização do glicerol bruto, coproduto do biodiesel, a partir da desidratação catalítica para a conversão em bioprodutos de maior valor agregado é desafiadora devido às suas impurezas. Uma alternativa promissora é o uso da glicerina loira, obtida por pré-tratamento simples, como alternativa à purificação convencional ou usos básicos como ração animal e combustão. Nesse sentido, catalisadores de nióbia dispersos em sílica amorfa foram sintetizados usando o método Pechini para a conversão catalítica de glicerina loira em acroleína. As amostras foram calcinadas a 500°C e incorporadas com diferentes teores de nióbia: 10%, 15% e 20% em massa, designados como 10NbSi500, 15NbSi500 e 20NbSi500, respectivamente. Os padrões de difração de raios X revelaram a formação da fase TT-Nb2O5, cuja cristalinidade depende da temperatura de calcinação e do teor de nióbia. Os espectros de FTIR mostraram a presença de grupos Nb-OH e Si-OH na superfície dos sólidos impregnados. Micrografias de coloração revelaram uma superfície porosa com espécies de Nb, e sua incorporação não alterou a matriz de sílica. A amostra 15NbSi500 se destacou com uma alta área superficial específica (255,9 m².g⁻¹), maior distribuição e volume de poros (13 nm e 0,83 cm³.g⁻¹), uma alta concentração de sítios ácidos (4,30 μmol.m⁻²) e uma maior razão L/B (resultados FTIR-py), o que é crucial na redução da formação de coque. Os sólidos contendo 15% e 20% de nióbia exibiram alto desempenho catalítico após 180 min, com conversões de 96,02% e 96,44% e seletividade para acroleína de 76,25% e 75,79%, respectivamente. A alta seletividade para acroleína foi atribuída à conversão de LAS para BAS durante a reação. Testes catalíticos ao longo de 600 min foram conduzidos para 15NbSi500 e 20NbSi500. A superioridade do sólido com 15% de nióbia foi atribuída às suas excelentes propriedades ácidas e texturais, alcançando 77% de conversão e 84% de seletividade para acroleína. Após três ciclos de reuso, o catalisador manteve valores de 62% de conversão e 75% de seletividade, indicando sua promessa para aplicações quase industriais no aprimoramento da cadeia de produção de biodiesel.


MEMBROS DA BANCA:
Interno - 350509 - ANTONIO SOUZA DE ARAUJO
Externo à Instituição - RÔMULO BATISTA VIEIRA - UNILAB
Interna - 1308577 - SIBELE BERENICE CASTELLA PERGHER
Presidente - 2087667 - TIAGO PINHEIRO BRAGA
Notícia cadastrada em: 13/03/2025 09:37
SIGAA | Superintendência de Tecnologia da Informação - (84) 3342 2210 | Copyright © 2006-2026 - UFRN - sigaa10-producao.info.ufrn.br.sigaa10-producao