Avaliação e Melhoria de Indicadores Nacionais de Segurança do Paciente no Estado do Paraná
Descritores: Indicadores; Segurança do Paciente; Avaliação e Monitoramento em Saúde; Gestão da Qualidade; Regulação governamental.
Introdução: Os sistemas de saúde são sistemas considerados complexos e executar a sua gestão engloba várias atividades, dentre elas, está melhorar a qualidade, que deve ser uma atuação primordial. A sustentabilidade da Gestão da Qualidade depende do alinhamento com as estruturas e funções que existem no sistema. As publicações de grande relevância no mundo, desde 2018, deixam claro que todos os atores envolvidos são responsáveis pela qualidade, inclusive aqueles que são incumbidos pelas políticas de saúde. Desta maneira, o gestor estadual, compõe o sistema e precisa regular o aprimoramento dos processos de trabalho. Objetivo: avaliar o desempenho do estado do Paraná em indicadores nacionais de Segurança do Paciente e analisar o efeito de uma intervenção participativa e multifacetada para melhorar o desempenho do estado. Metodologia: consiste em estudo quase – experimental antes e depois. Será realizado em seis etapas metodológicas: 1) Identificação e priorização do problema de qualidade; 2) Análise das causas do problema; 3) Elaboração dos critérios de avaliação da qualidade; 4) Avaliação inicial da conformidade dos critérios; 5) Intervenção de melhoria dirigida aos critérios mais problemáticos; 6) Reavaliação do nível de qualidade para verificar a efetividade da intervenção implementada. Resultadospreliminares: Os indicadores prioritários são a regularidade das notificações no NOTIVISA, a conformidade dos Planos de Segurança do Paciente e a participação na Avaliação Nacional de Cultura de Segurança do Paciente. Inicialmente, os níveis estavam em 30%, 60% e 15%, respectivamente. As intervenções incluem treinamento para os coordenadores de NSP, sensibilização das diretorias hospitalares, reuniões técnicas para troca de experiências e revisões de documentos orientadores.