CICLO DE MELHORIA NO GERENCIAMENTO DE ALARMES EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR
Melhoria da Qualidade, Fadiga de Alarmes do Pessoal de Saúde, Alarmes Clínicos, Serviço Hospitalar de Emergência, Segurança do Paciente.
Introdução: O serviço de emergência hospitalar apresenta grande quantidade de ruídos de inúmeras fontes, dentre eles os provenientes do constante acionamento dos alarmes que contribuem para a ocorrência de eventos adversos relacionados à fadiga de alarmes que é uma dessensibilização na percepção dos sinais sonoros, devido à exposição excessiva a alarmes, levando o profissional a desvalorizar a urgência dessa sinalização, aumentando o tempo-resposta para resolvê-los. Objetivo: Desenvolver ciclo de melhoria no gerenciamento de alarmes no serviço de emergência hospitalar. Metodologia: Estudo de abordagem quantitativa, tipo antes e depois, sem grupo controle. Realizado no serviço de emergência adulta de um hospital terciário, no interior do Ceará. As ações foram implementadas entre os meses de novembro 2024 a janeiro de 2025, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, parecer nº 6.923.838 e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, parecer nº 6.979.977 Resultados: Realizou-se a implantação do gerenciamento de alarmes, por meio da padronização individualizada de alarmes conforme condições clínicas do paciente. Observou-se diminuição no número total de alarmes acionados. Todavia, não obteve melhoria significativa na atenção da equipe acerca do atendimento oportuno dos alarmes. Conclusão: Percebeu-se que a implantação da padronização de alarmes colabora com a redução do ruído dentro do ambiente da emergência. No entanto, essa mudança não foi considerada como de grande relevância pela equipe, tendo em vista que o processo de fadiga de alarmes já está bem arraigado na cultura desse serviço. Mesmo com a redução do número de alarmes acionados, a equipe não demonstrou atenção quando os mesmos eram acionados, o que sugere que a dessensibilização precisa ser fortemente combatida, tendo em vista que a sensibilização torna-se bastante difícil quando a cultura já está estabelecida.