Banca de DEFESA: FRANCISCA KELCE MATIAS MACHADO

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : FRANCISCA KELCE MATIAS MACHADO
DATA : 07/02/2025
HORA: 09:00
LOCAL: Via Google Meet
TÍTULO:

CICLO DE MELHORIA NO GERENCIAMENTO DE ALARMES EM SERVIÇO DE EMERGÊNCIA HOSPITALAR



PALAVRAS-CHAVES:

Melhoria da Qualidade, Fadiga de Alarmes do Pessoal de Saúde, Alarmes Clínicos, Serviço Hospitalar de Emergência, Segurança do Paciente. 


PÁGINAS: 40
RESUMO:

Introdução: O serviço de emergência hospitalar apresenta grande quantidade de ruídos de inúmeras fontes, dentre eles os provenientes do constante acionamento dos alarmes que contribuem para a ocorrência de eventos adversos relacionados à fadiga de alarmes que é uma dessensibilização na percepção dos sinais sonoros, devido à exposição excessiva a alarmes, levando o profissional a desvalorizar a urgência dessa sinalização, aumentando o tempo-resposta para resolvê-los. Objetivo: Desenvolver ciclo de melhoria no gerenciamento de alarmes no serviço de emergência hospitalar. Metodologia: Estudo de abordagem quantitativa, tipo antes e depois, sem grupo controle. Realizado no serviço de emergência adulta de um hospital terciário, no interior do Ceará. As ações foram implementadas entre os meses de novembro 2024 a janeiro de 2025, após aprovação do projeto pelo Comitê de Ética em Pesquisa do Hospital Universitário Onofre Lopes, parecer nº 6.923.838 e do Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar, parecer nº 6.979.977 Resultados: Realizou-se a implantação do gerenciamento de alarmes, por meio da padronização individualizada de alarmes conforme condições clínicas do paciente. Observou-se diminuição no número total de alarmes acionados. Todavia, não obteve melhoria significativa na atenção da equipe acerca do atendimento oportuno dos alarmes. Conclusão: Percebeu-se que a implantação da padronização de alarmes colabora com a redução do ruído dentro do ambiente da emergência. No entanto, essa mudança não foi considerada como de grande relevância pela equipe, tendo em vista que o processo de fadiga de alarmes já está bem arraigado na cultura desse serviço. Mesmo com a redução do número de alarmes acionados, a equipe não demonstrou atenção quando os mesmos eram acionados, o que sugere que a dessensibilização precisa ser fortemente combatida, tendo em vista que a sensibilização torna-se bastante difícil quando a cultura já está estabelecida.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - ***.321.701-** - VIVIANE PEIXOTO DOS SANTOS PENNAFORT - UECE
Interna - 1195933 - ANA CAROLINA PATRICIO DE ALBUQUERQUE SOUSA
Interna - 2330137 - VILANI MEDEIROS DE ARAUJO NUNES
Externa à Instituição - SUSANA CECAGNO - UFPel
Notícia cadastrada em: 22/01/2025 13:46
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