Banca de QUALIFICAÇÃO: MARTA DANTAS DE ANDRADE

DISCENTE : MARTA DANTAS DE ANDRADE
DATA : 26/06/2024
LOCAL: Google Meet

Palavras-chave: Língua Portuguesa. Ensino. Leitura crítica. Gênero tirinha.

Esta pesquisa, intitulada O gênero tirinha e o tema transversal cidadania: uma proposta de intervenção para o desenvolvimento da leitura crítica,  orientada pela seguinte questão de pesquisa: enquanto recurso didático, como o gênero tirinhas pode contribuir para uma formação leitora crítica e reflexiva e para a formação cidadã de uma turma de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II?, tomou como modelo uma sequência didática, desenvolvida e aplicada a partir do gênero multimodal tirinha e do tema transversal cidadania, com o objetivo de apresentar contribuições para a formação de leitores críticos e reflexivos, a restauração da autoestima, a educação para a cidadania e a promoção da autonomia de 13 alunos do 9° ano do Ensino Fundamental II de uma instituição pública da rede estadual de ensino, localizada em uma área periférica da cidade de Santa Cruz/RN. Para tanto, tomamos como base as contribuições teóricas de Bakhtin (1992), para as questões concernentes aos gêneros do discurso, ao enunciado e ao caráter dialógico da linguagem; Kleiman (2014) e Rojo (2012; 2019), nos assuntos referentes aos letramentos contemporâneos e aos multiletramentos. Para embasar o ensino de Língua Portuguesa, recorremos a Antunes (2003, 2009) e Geraldi (1997) e utilizamos, ainda, os direcionamentos apresentados pelos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998) e pela Base Nacional Comum Curricular (2017) no que diz respeito às orientações para o ensino-aprendizagem da língua materna. Quanto à fundamentação teórica do texto multimodal e do gênero tirinhas, utilizamos as pesquisas de Cavalcante, Custodio Filho e Brito (2014), Dionísio (2011) e Ramos (2000; 2017). Em relação aos aspectos metodológicos, nossa pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa com base nos estudos de Flick (2009), Marconi e Lakatos (2010) e Bortoni-Ricardo (2008); exploratória, com base nos escritos de Marconi e Lakatos (2010) e Andrade (2010); e descritiva, com Gray (2012). Também, se configura como uma pesquisa-ação, tomando como referência as contribuições de Thiollent (1986; 2007), Baldissera (2001) e Tripp (2005). Para o desenvolvimento da nossa proposta didática, optamos pela Sequência Didática, de Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004; 2011). Como analisamos, primeiramente, o questionário aplicado a fim de obter informações que permitissem traçar o perfil leitor dos alunos, os resultados obtidos levaram-nos a reconhecer que pelo menos 46,2% dos participantes se encontram com distorção idade-série; a maioria gosta de ler, reconhece a importância da leitura para o desenvolvimento do pensamento crítico mesmo que não leia com frequência e é receptiva a textos que se apresentam com imagens, com destaque para os gêneros tirinha, histórias em quadrinhos e mangás dentre os mais lidos, o que reforça a relevância da pesquisa e a importância da escolha das tirinhas para trabalhar a leitura numa perspectiva crítica nas aulas de Língua Portuguesa, visto que propicia aos alunos o contato direto com temáticas de cunho social, contribuindo também, através do papel democratizante da leitura, para o desenvolvimento da consciência cidadã ao incentivar a reflexão sobre seus direitos e deveres como cidadãos.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS
Externa à Instituição - JACIARA LIMEIRA DE AQUINO - UERN
Notícia cadastrada em: 12/06/2024 11:01