Banca de DEFESA: JULIANA DANTAS DE MACÊDO NÓBREGA

DISCENTE : JULIANA DANTAS DE MACÊDO NÓBREGA
DATA : 19/06/2024
LOCAL: ONLINE

RETEXTUALIZAÇÃO E MULTIMODALIDADE NAS CRÔNICAS DE CAROL BENSIMON: GÊNERO VÍDEO-MINUTO

Crônica; Multimodalidade; Retextualização; Vídeo-minuto; Multiletramentos.

O presente trabalho tem como objetivo geral, a partir da leitura da obra Uma estranha na Cidade, de Carol Bensimon, desenvolver uma intervenção prática e reflexiva voltada à formação do leitor literário por meio da sequência didática (SD) como forma metodológica e interdisciplinar, tendo como produto final a produção do vídeo-minuto. Por entender sobre a importância das obras literárias no saber que é difundido através da leitura e do tempo, a multimodalidade trouxe a flexibilidade para o avanço deste trabalho, ao abranger variadas modalidades de comunicação como a crônica, o trabalho em grupo, a produção textual e a gravação do vídeo-minuto. O planejamento deste, foi focado na prática cotidiana em sala de aula no processo de leitura e reflexão sobre o texto. Nesse sentido, a pesquisa foi conduzida sob a perspectiva interdisciplinar, com a finalidade de promovermos a aproximação entre leitores e textos que possibilitassem a experiência encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. Para a execução deste estudo, adotamos a abordagem metodológica qualitativa, mais especificamente sob o enfoque da pesquisa-ação, pensada na ótica de Thiollent (2011). O trabalho realizado com o gênero discursivo crônica seguiu a sequência didática sugerida por Dolz (2010), a metodologia partiu de aulas práticas, em que foi possível a produção de textos registrados no diário coletivo da turma, o qual foi essencial ao roteiro do gênero vídeo-minuto. Contamos com as contribuições de Cosson (2011) no que diz respeito ao letramento literário; de Bakhtin (2003) sobre os gêneros do discurso; de Rojo (2012) e Ribeiro (2016) acerca dos gêneros digitais e multiletramentos. Todos esses teóricos contribuíram para o êxito desta pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que as habilidades que estes estudantes têm para a escolha e uso consciente do vídeo como recurso didático são pouco significativas, mesmo com tantos momentos de análises vivenciados ao longo do projeto, sentimos falhas no envolvimento da turma na gravação do vídeo-minuto. Porém, no que diz respeito à prática reflexiva alcançamos o êxito almejado, tudo isso concretizado no avanço das competências leitoras, na reflexão e na produção do próprio diário.

Presidente - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Interna - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAÚJO DIAS