RETEXTUALIZAÇÃO EM SALA DE AULA: DO CORDEL PARA O QUADRINHO, UMA PROPOSTA PARA UMA ESCRITA REFLEXIVA
retextualização, escrita, literatura de cordel, história em quadrinhos.
A presente pesquisa tem como objetivo geral de compreender como a produção de retextualização da literatura de cordel para a história em quadrinho contribui para aprendizagem dos alunos em aula de Língua Portuguesa no processo da escrita. Logo que, atualmente, a inserção do aluno em novas práticas educacionais nas aulas de Língua Portuguesa é relevante para o ensino-aprendizagem e consequente desenvolvimento na língua materna, desta forma, contribuindo e aperfeiçoando suas competências na escrita. Teoricamente, baseamo-nos trabalhos de Abreu (1999), Bakhtin (2016), Barbosa, (2014), Calazans (2004), Candido (1970, 2011), Cosson (2020, 2021), Dell’Isola (2007), Marcuschi, (2007, 2008, 2010) Vergueiro (2009, 2017). Para fim da pesquisa a metodologia utilizada foi, uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, desenvolvida por uma sequência didática com base na proposta de Dolz, Schneuwly e Noverraz (2004), pensada para uma turma de 6° ano de uma escola pública situada na cidade de Florânia-RN. Logo, conhecer todo o processo de escrita dos alunos durante a proposta de retextualização, é conduzir os discentes a serem participativos e criativos nas suas produções textuais, fazendo com que superem suas dificuldades ao longo de todo o processo. O trabalho de investigação e produção resultou no processo em que os alunos compreenderam a importância da retextualização para o desenvolvimento da escrita, assim, tornando-os protagonistas e autores de suas produções textuais de maneira consciente, critica e autônoma, dessa forma o processo contribuiu para sua formação enquanto cidadão do mundo e transformador do seu espaço vivido.