RETEXTUALIZAÇÃO E MULTIMODALIDADE NAS CRÔNICAS DE CAROL BENSIMON: GÊNERO VÍDEO-MINUTO
Crônica; Multimodalidade; Retextualização; Vídeo-minuto.
O presente trabalho intitulado “Retextualização e Multimodalidade nas crônicas
de Carol Bensimon: Gênero vídeo-minuto” visa apresentar uma proposta de
intervenção voltada à formação do leitor literário por meio de estratégias
elaboradas a partir da leitura da obra “Uma estranha na Cidade”. Por entender
sobre a importância das obras literárias no saber que é difundido através da
leitura e do tempo, busca-se tornar cotidiana essa prática no ambiente escolar,
envolvendo alunos e professores no processo de resgate da leitura. Nesse
sentido, a pesquisa será desenvolvida sob a perspectiva interdisciplinar,
objetivando envolver várias disciplinas curriculares, a fim de promovermos a
aproximação entre leitores e textos que poderão possibilitar a experiência
encantadora e enriquecedora da leitura literária, em uma turma de 9º ano do
Ensino Fundamental II, por meio do gênero vídeo-minuto que será produzido
pelos alunos de acordo com a mediação da professora pesquisadora. Para a
realização deste estudo, adotamos a abordagem metodológica qualitativa,
partindo da pesquisa-ação, pensada sob a ótica de Thiollent (2011). O trabalho
realizado com o gênero crônica utilizará a sequência didática sugerida por Dolz
(2010), assim como, contaremos com as contribuições de Cosson (2011) no
que diz respeito ao letramento literário. Tencionamos refletir nos estudos que
tratam dos gêneros do discurso na visão de Bakhtin (2003), dos gêneros
digitais e multiletramento, Rojo (2012), Ribeiro (2016). Todos esses teóricos
servirão de base para esta pesquisa.