TECENDO OS FIOS DA MEMÓRIA: PRODUÇÃO DO GÊNERO MEMÓRIAS LITERÁRIAS
Memórias literárias; Sequência didática; Retextualização; Produção textual.
Diante das diferentes demandas que a sociedade impõe sob o viés das competências e habilidades do sujeito, reconhecemos que é fundamental pensar o lugar do ensino de Língua Portuguesa frente à elaboração de conhecimentos que consolidem um trabalho significativo com a língua. Em virtude disso, surgiu esta proposta de intervenção pedagógica com a finalidade de desenvolver as competências e habilidades de escrita dos alunos de uma escola municipal, situada no município de Campo Redondo/RN, na turma do 7º ano. Nessa perspectiva, este trabalho tem por objetivo geral melhorar as competências e habilidades escritora dos alunos por meio de sequências didáticas para a produção do gênero discursivo memórias literárias, a partir de entrevistas com familiares e/ou membros da comunidade, ambos com mais idade, como forma de promover e/ou fortalecer laços de pertencimento ao lugar e o contato entre gerações. Para subsidiar o trabalho, utilizamos o modelo de sequência didática apresentado por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2011). Nesse processo, os estudos de Marcuschi (2010); Bakhtin (1999 - 2011); Candau (2014); Hall (2003); Le Goff (1990); Bauman (2005); Pollak (1992); Canuto (2010); Aragão (1992); Oliveira (2015); Ferronato (2007) entre vários outros, foram o norte teórico desse trabalho. Quanto aos aspectos metodológicos, este trabalho se configura como uma pesquisa-ação sob a perspectiva de Thiollent (1986) e apresenta uma abordagem qualitativa dos dados fundamentada nos estudos de Lüdke e André (2013); Denzin e Lincoln (2006); Creswell (2007) entre outros, cujo foco é a retextualizações de entrevistas que os participantes (alunos) da pesquisa realizarão, que servirá de base para a escrita dos textos de memórias literárias. Assim, o ensino de Língua Portuguesa por meio dos gêneros discursivos permite ao aluno desenvolver o domínio ativo do discurso, que vai possibilitar-lhe atuar efetivamente nas várias situações comunicativas das instâncias sociais das quais participa, já que os gêneros são constituídos de eventos comunicativos concretos, ocorridos nas diversas esferas de atividade humana.