A LEITURA DE TEXTOS NO ENSINO FUNDAMENTAL A
PARTIR DE DESCRITORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Língua Portuguesa. Leitura. Compreensão leitora. Descritores de leitura.
O objeto de nossa pesquisa é a compreensão leitora dos discentes, em suas práticas de linguagem no contexto escolar, a partir do gênero discursivo Artigo de Opinião tendo o objetivo de analisar como os descritores de Língua Portuguesa podem contribuir nas atividades leitura dos alunos do 9º ano do ensino fundamental na construção dos sentidos dos textos. Metodologicamente, pauta-se na pesquisa ação conforme propõe Thiolent (2011) e na abordagem qualitativa dos dados de acordo com Bogdan e Biklen (1994). Ancora-se nos pressupostos teóricos sobre o ensino de língua materna em Travaglia (2009); Antunes (2003, 2010); Oliveira (2010), dentre outros; no eixo da leitura, em Solé (1998); Kleiman (2010); Koch e Elias (2018); Oliveira (2010); e Condemarín, et al (2005); na elaboração da Sequência Didática que norteou a intervenção pedagógica tomamos com aporte os estudos de Dolz, Noverraz e Schnnewly (2004), além das orientações contidas nos Documentos oficiais, como os PCN (1998), a BNCC (2019) e a Matriz de Referência de Língua Portuguesa (2020). Como resultado das análises constatamos que o percurso das atividades realizadas favoreceu significativamente o desenvolvimento da proficiência leitora dos alunos em relação ao gênero escolhido, contribuindo assim para que os mesmos se apropriassem de habilidades sugeridas nos descritores de Língua Portuguesa para ler e compreender adequadamente o texto selecionado para o presente estudo.