MAR ME QUER EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DA OBRA DE MIA COUTO
Letramento literário. Mia Couto. Ensino. Diários de leitura.
Os estudos relativos à ampliação do repertório de leitura literária em sala de aula se tornam sempre necessários, uma vez que são frequentes as dificuldades de se trabalhar efetivamente com a literatura no ensino de Língua Portuguesa nas escolas. públicas brasileiras. Diante de tal questão, este trabalho apresenta uma proposta metodológica fundamentada na pesquisa-ação, de Thiollent (1986), com o objetivo de apresentar aos professores de Língua Portuguesa das séries finais do ensino fundamental uma proposta de intervenção pedagógica que contribua para o aprimoramento do letramento literário dos estudantes, usando o gênero narrativo como forma de provocar uma experiência de leitura que seja agradável e significativa para o aluno/leitor. Para isso, a obra sugerida foi Mar Me Quer (1998), do escritor moçambicano Mia Couto, tendo em vista apresentar similaridades com a narrativa dos autores da literatura brasileira. A proposta de intervenção sugerida está ancorada nos pressupostos da Sequência Básica de Cosson (2009) e direcionada a turmas de 8º e/ou 9º anos do Ensino Fundamental II das escolas públicas brasileiras. Na escolha metodológica, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimento o registro escrito em Diários de leitura, como uma forma de obtenção de dados significativos que gerem, para os professores, respostas aos objetivos propostos. A fundamentação teórica desta proposta de intervenção pedagógica pauta-se nos estudos de Cosson (2009), acerca da Sequência Básica enquanto via de acesso ao texto literário em sala de aula, bem como no seu embasamento teórico envolvendo a proposta de organização e de funcionamento de círculos de leitura e letramento literário (2017) e nos paradigmas do ensino da literatura (2020); no conceito de leitura enquanto prática social referenciada na Base Nacional Comum Curricular (2019) e no conceito de leitura, enquanto função humanizadora, desenvolvido por Candido (2011); e em alguns teóricos que contribuem para aprofundar a análise a respeito da leitura nas séries finais do ensino fundamental, sobretudo a leitura literária.