Norma Culta e Variação Linguística: a Concordância Verbal numa perspectiva sociointerativa
Norma culta e gramática. Variação linguística. Concordância verbal.
RESUMO
Dentre as várias atribuições que as aulas de Língua Portuguesa proporcionam, uma delas é também ensinar aos alunos a norma culta, oferecendo-lhes a oportunidade de aprimorar o conhecimento gramatical ao escrever gêneros textuais em que precisam utilizar adequadamente as regras prescritivas. E principalmente no que se refere ao uso da concordância verbal, devemos levar em conta a riqueza da variação linguística no sentido de orientar os discentes a reconhecerem as diferenças dialetais que têm, considerando o contexto em que se encontram e as condições de produção textual apresentadas. Para tanto, nosso objeto de pesquisa diz respeito ao uso da concordância verbal na produção de textos dos alunos. E como objetivo geral deste trabalho, pretendemos capacitar os alunos para a compreensão do uso adequado da concordância verbal na produção escrita dos gêneros textuais música e notícia em seus respectivos contextos de interação. Em termos específicos, pretendemos: identificar a variação linguística da concordância verbal em textos do gênero música; aplicar as regras gramaticais prescritivas do uso da concordância verbal em produção de textos do gênero notícia; e por fim, distinguir o uso da concordância verbal nas variedades culta e popular, adequando-o devidamente em cada contexto apresentado. A pesquisa será desenvolvida em uma turma de alunos do 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal da cidade de Fortaleza-CE. Quanto aos aspectos metodológicos, trata-se de uma pesquisa-ação (LÜDKE; ANDRÉ, 1986.; THIOLLENT, 2011) com abordagem qualitativa na construção de dados (BODGAN; BIKLEN, 1994). O corpus do nosso trabalho serão os textos produzidos pelos alunos, aplicados e desenvolvidos nas etapas da sequência didática proposta por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004). Nosso referencial teórico é estruturado nos conceitos de norma culta (FARACO, 2008; FARACO; ZILLES, 2017; BAGNO, 2001; 2002; 2003;) e gramática da Língua Portuguesa (TRAVAGLIA, 2000; 2004; BRITTO, 2007; BAGNO, 2001a; 2001b; 2009a; FRANCHI, 2006) numa perspectiva sociointerativa, centralizando o tratamento da variação linguística no contexto escolar (BAGNO, 2007; 2009b; 2013; 2015; BORTONI-RICARDO, 2004; 2005; 2019; COELHO et al., 2015). Dessa forma, esperamos que o aluno, a partir do conhecimento construído na sala de aula, compreenda e utilize a imensa diversidade da gramática da língua de modo mais consciente e em diferentes situações de interação de fala e de escrita, ampliando, desse modo, sua competência linguística e visão de uso da língua, tão necessários para que desenvolva a reflexão e o entendimento de inter(agir) linguisticamente nos contextos sociais.