A PRODUÇÃO ESCRITA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM ESTUDO DO GÊNERO TEXTUAL CRÔNICA
Gêneros Textuais. Crônica. Sequência Didática. Produção Textual e Ensino.
O trabalho com a escrita tem sido cada vez mais difícil em nossas escolas. Nossos alunos, em sua maioria, são oriundos de famílias menos favorecidas e vivem em ambientes com pouco, ou sem nenhum incentivo à leitura, como também à escrita. Esse motivo dificulta o trabalho em sala de aula, pois o desestímulo é bastante presente, razão pela qual encontram dificuldades na aquisição da linguagem escrita, como também na prática de leitura. Diante disso, entendemos que é na escola que podemos proporcionar meios para que esses alunos possam minimizar essas dificuldades. Nosso objetivo principal foi investigar os textos escritos produzidos pelos alunos do 9º ano do EF, a partir do gênero textual crônica, através da aplicação de Sequência Didática (SD). Justificamos a escolha desse gênero pelas suas características em relatar, descrever, apresentar fatos do cotidiano, o que possibilitou a imersão dos estudantes em práticas leitoras e (re)criação de suas próprias produções textuais. Percebemos que esta pesquisa apresenta sua relevância no sentido de poder contribuir para o ensino de Língua Portuguesa e aperfeiçoar a experiência, enquanto professor que se dedica à melhoria da leitura e da escrita em sala de aula. Embora nosso objeto de estudo seja a escrita, não devemos desenvolver essa sem aquela, pois não se produz texto sem primeiro termos lido sobre o gênero estudado. Para desenvolvermos esse trabalho, através da aplicação de sequência didática, tomamos como referência os estudos de Dolz e Schneuwly (2004). Com relação à metodologia, optamos por uma pesquisa-ação, com os estudos de Dionne, (2007); Thiollent (1988) e, com base na pesquisa qualitativa, Moreira (2006). Nosso trabalho teve como público alvo os alunos da turma do 9º ano do ensino fundamental, do município de Tenente Laurentino Cruz/RN. Para a análise dos textos dos alunos seguimos os estudos de Marcuschi (2008); Bakhtin (2003). Constatamos, em todo esse processo, que a escolha do gênero textual “crônica”, para a realização desse trabalho, foi um facilitador, uma vez que é um gênero com características da realidade dos alunos, em que “tudo pode virar crônica”, conforme sempre ouviram do professor. Além de apresentar temas do cotidiano, a linguagem é simples, é um texto curto e fácil de produzir, em que escrever deixou de ser um desafio e passou a ser uma realidade. Desse modo, durante o processo da produção final vimos que, diferentemente da produção inicial, os alunos apresentaram maior domínio e facilidade ao escrever. Isso resultou numa coletânea de textos, no gênero crônica que denominamos de “Caderno de crônicas: narrando o cotidiano”. Portanto, só foi possível desenvolver esse trabalho, em sala de aula de Língua Portuguesa no EF, mediante a oportunidade de cursar o Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional – PROFLETRAS.