MEMÓRIA DAS PALAVRAS: UMA ABORDAGEM LEXICAL DA LÍNGUA PORTUGUESA EM SALA DE AULA
Lexicologia. Lexicografia. Verbete de dicionário. Étimo africano. Português do Brasil.
A falta de sistematização da abordagem do conteúdo lexical, especificamente no que diz respeito à atuação das palavras de étimo africano na formação do léxico brasileiro, numa sala de aula de 9º ano de uma escola pública do estado da Paraíba, levou-nos aos seguintes questionamentos: como desenvolver uma abordagem significativa e sistematizada do sistema lexical da língua portuguesa? E ainda: Quais as implicações dessa abordagem no processo de ensino-aprendizagem?Assim surgiu a necessidade de elaborar e desenvolver uma sequência didática que ofereça a possibilidade de trabalhar o léxico de uma forma mais efetiva, através do gênero verbete de dicionário. Nesse trabalho, pretendemos analisar as contribuições de ações direcionadas à formação lexical do português falado no Brasil para o conhecimento do aluno. Especificamente, buscamos aplicar estratégias de escrita que favoreçam a valorização dos vocábulos de origem africana que influenciaram a formação do nosso sistema lexical, possibilitar o (re)conhecimento do aporte lexical de base africana incorporado ao português falado no Brasil, suscitar no aluno o conhecimento mais amplo acerca de sua identidade linguística, apresentar o hipergênero dicionário ampliando a concepção de uso e finalidade e propor aos alunos a produção do gênero verbete de dicionário. Para tanto, o presente estudo baseia-se nos seguintes aportes teóricos: Krieger (2012, 2014), Santiago (2012) e Antunes (2012) nos estudos voltados para o Lexicografia e o léxico em sala de aula; Mendonça (1972), Castro (2001, 2012), Lopes (2006), Silva (2004) como embasamento para as questões relativas ao contato entre as línguas africanas e o português do Brasil; Dolz e Schneuwly (2004) e Marcuschi (2008) nas orientações acerca da elaboração da sequência didática. A metodologia seguiu os pressupostos da pesquisa-ação de Thiollent (1986), Moreira; Caleffe (2006) e Fritzen (2012) a partir de uma perspectiva qualitativa referente aos dados de pesquisa. De maneira geral, os resultados apontam que o trabalho sistemático e significativo com o léxico em sala de aula, a partir do hipergênero dicionário, contribuiu para que os alunos ampliassem o conhecimento sobre a formação de sua própria identidade linguística