PRÁTICAS DE LETRAMENTO DIGITAL: A ESCRITA NOSSA DE CADA DIA MAREANDO NA WEB
Letramento Digital. Recursos Tecnológicos. Escrita. Prática Social.
Em pleno século XXI, no qual vivenciamos a era tecnológica e digital, a escola enquanto formadora de indivíduos capazes de exercer plenamente sua cidadania, deve incorporar novos hábitos, comportamentos e demandas, gerindo e propagando mudanças em novas práticas de construção de conhecimentos, propiciando um aprendizado diferente, principalmente, quanto ao uso das tecnologias presentes no cotidiano dos seus discentes. Nesta perspectiva, focaremos nesta pesquisa-ação, por meio de sequências didáticas a ambientação, a instrução e a utilização dos artefatos ligados ou não a internet como meio para a construção do gênero textual crônica, visando o desenvolvimento de uma escrita competente e proficiente de alunos do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. A pesquisa está embasada por estudiosos como Kleiman (1998), Soares (2000), Xavier (2002) Valentini e Soares (2011), Levy (1999), Zabala (1998), Schneuwly, Dolz e Noverraz (2004), dentre outros. Partiremos da condição de diagnosticar o nível de aptidão dos discentes quanto ao uso dos dispositivos ligados ou não à internet, como também como são utilizadas as informações obtidas do mundo digital para a aquisição de conhecimentos escolares. Trabalharemos ainda, o gênero textual crônica como base para desenvolver a competência escritora dos educandos, bem como a produção de um blog como resultado final a ser obtido, onde se registre e divulgue a produção dos alunos, fazendo com que cada discente perceba a importância da instrumentalização e do uso de sua escrita como prática social e transformadora por meio dos recursos tecnológicos da atualidade.