PROPOSTA DIDÁTICA PARA O ENSINO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO CRÔNICA
Análise Textual dos Discursos. Responsabilidade Enunciativa. Gênero Crônica. Sequência Didática. Ensino.
A Responsabilidade Enunciativa tem sido entendida como um fenômeno que busca marcar a assunção ou não pelo dizer por parte do locutor do texto, conforme destacam Adam (2011) e Gomes (2014). Para Adam (2011), o texto deve ser compreendido a partir de sua materialidade discursiva, considerando o estudo de determinados níveis ou planos de análise. Nessa pesquisa, detemo-nos no nível sete de Adam (2011), o qual se propõe a estudar o fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo crônica. Assim, foi nosso objetivo verificar como se manifesta o referido fenômeno no gênero discursivo crônica, tomando como objeto de análise seis crônicas escolhidas da coleção ‘Para gostar de Ler’, do ano de 2003. Do ponto de vista teórico, amparamo-nos em autores como Adam (2011), Gomes (2014), Lourenço (2015), Marcuschi (2008), Koch (2014), Fávero e Koch (2012), Koch e Travaglia (2015), Mussalim e Bentes (2010), Rodrigues, Passeggi e Silva Neto (2010, entre outros. Do ponto de vista metodológico, nossa investigação apresenta três momentos, sendo o primeiro referido à análise do fenômeno da responsabilidade enunciativa no gênero discursivo escolhido; o segundo à aplicação de uma intervenção didática pautados nos postulados da pesquisa-ação e com vistas à elaboração de uma sequência didática; o terceiro momento à elaboração de uma sequência didática considerando os pressupostos básicos da responsabilidade enunciativa na construção do propósito argumentativo do produtor do gênero crônica. Em relação ao primeiro momento, percebemos que o produtor do texto assume ou não a responsabilidade enunciativa pelo dizer com vistas a realização de seu propósito argumentativo. Em relação ao segundo e ao terceiro momentos, esperamos que a sequência apresentada contribua para o ensino da Língua Portuguesa, proporcionando ao aluno um avanço no desenvolvimento da sua competência leitora, melhorando sua criticidade e seu posicionamento frente ao texto.