Banca de DEFESA: CLAUDIA JACINTO DE MEDEIROS SANTOS

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : CLAUDIA JACINTO DE MEDEIROS SANTOS
DATA : 01/11/2016
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

A LITERATURA POPULAR NA SALA DE AULA:

Uma proposta para o ensino de leitura literária

 



PALAVRAS-CHAVES:

Leitura literária.  Literatura popular. Ensino. Letramento literário


PÁGINAS: 130
RESUMO:

Este estudo apresenta uma proposta de ensino de  leitura literária na sala de aula de uma turma do sexto ano, do Ensino  Fundamental. Nele, tivemos por objetivo verificar a pertinência da utilização da literatura popular em sala de aula, como estratégia para promover a melhoria da formação leitora dos educandos. Considerando que a linguagem da poesia popular convive com as outras formas do dizer poético, como o erudito por exemplo,  essa convivência é instigadora e propícia para que aconteça o letramento literário dos alunos. Existem ainda, contextos do aprendizado de leitura onde é negado aos alunos a interlocução com o literário de forma prazerosa e lúdica. Isso afeta negativamente  seu comportamento leitor, acarretando o desinteresse e o desconhecimento da literatura, levando a um quadro de inaptidão à compreensão leitora, especificamente a linguagem da literatura popular. A partir desta problemática a pesquisa foi desenvolvida sob o formato metodológico da pesquisa-ação Thiollent (2011). Na intervenção as atividades foram desenvolvidas através de oficinas de leitura, sugeridas pelos estudos do letramento literário de Cosson(2007) e  Pinheiro (1995) e Pinheiro e Marinho (2012) para tratar dos estudos do poema de cordel em sala de aula. Ainda teve os aportes teóricos de Candido (1995), quando afirma sobre o direito ao bem cultural, que é a literatura, pois esta humaniza. Buscoamos em Moisés (2012) o referencial para tratar da poesia e o seu encantamento na sala de aula; tratando da leitura e seu ensino, Zilberman (2008) e, sobre a literatura popular, as leituras de Luyten (1992). Esses  foram os referenciais teóricos que serviram para sustentar as reflexões e questionamentos surgidos no processo da pesquisa-ação. A professora e também pesquisadora foi participante junto com seus alunos em busca da solução e/ou possíveis respostas para sanar o problema da deficiência do letramento literário. Os resultados dessa ação interventiva apontam para a eficácia e pertinência do uso das oficinas de leitura desenvolvidas, uma vez que estas sinalizaram de forma positiva para a aproximação, compreensão e fruição do texto de linguagem literária, erudita e de raiz popular.


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Externo à Instituição - MARIA ELIZA FREITAS DO NASCIMENTO - UERN
Notícia cadastrada em: 19/10/2016 19:08
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