A CONSTRUÇÃO DO TÓPICO DISCURSIVO NA AULA DE LÍNGUA PORTUGUESA
Tópico discursivo; organização hierárquica do texto; gênero fábula.
Nesta pesquisa elegemos como proposta de trabalho o tópico discursivo, privilegiando especificamente o estudo da hierarquia tópica para as produções de texto do gênero fábula, de alunos do sexto ano de uma escola municipal de Parnamirim – RN. Nossa pretensão é apresentar o tópico como o elemento que se relaciona com os assuntos tratados no texto, pois, conforme Cavalcante (2012, p. 37), “[...] para que um texto seja articulado, é preciso que suas ideias tenham a ver umas com as outras; é preciso estabelecer tipos específicos de relação entre elas [...]”. Tendo em vista as dificuldades encontradas por nossos alunos em organizar adequadamente as ideias nos textos que produzem, trabalharemos como ocorre a organização hierárquica como critério necessário na construção do texto. Na perspectiva de colaborar com a aprendizagem dos discentes no desempenho do desenvolvimento da progressão temática dos textos, desenvolvemos uma sequência didática embasada nas orientações de Schneuwly e Dolz (2004). Nosso direcionamento é focado em uma pesquisa-ação, por apresentar como percurso metodológico uma ação orientada com objetivos de minimizar alguns problemas de ordem da produção textual. Centraremos nosso estudo em análises de organização textual, embasado nas teorias de Cavalcante (2012), Koch (2002), Antunes (2009), Marcuschi (2008), Jubran (2006) e Koch (2006), entre outros. Como resultado, esperamos alcançar como produto final que o aluno consiga entender e praticar a interrelação entre as unidades de sentidos do texto, obedecendo os princípios básicos da centração e da organicidade.