Banca de DEFESA: MARIA GISELIA DE OLIVEIRA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE: MARIA GISELIA DE OLIVEIRA
DATA: 27/08/2015
HORA: 14:00
LOCAL: DLC-Departamento de Letras do Ceres - Currais Novos.
TÍTULO:

 

 

 

A ARTE DE USAR AS PALAVRAS: A LITERATURA INFANTO E JUVENIL NA FORMAÇÃO SOCIAL DO LEITOR.


PALAVRAS-CHAVES:

 

 

 

i Gêneros Literários. Formação Social. Leitor. Leitura Infanto-juvenil


PÁGINAS: 128
GRANDE ÁREA: Lingüística, Letras e Artes
ÁREA: Letras
SUBÁREA: Literatura Brasileira
RESUMO:

 

    

Este trabalho apresenta e analisa os resultados da Pesquisa A Arte de Usar as Palavras: Literatura Infanto e Juvenil na Formação Social do leitor, que teve como objetivo avaliar a influência dos gêneros textuais literários na formação do leitor a partir do viés social. A pesquisa foi realizada em uma turma de 7º ano, da Escola Estadual José Joaquim, localizada no município de Coronel Ezequiel no estado do Rio Grande do Norte. Busca refletir sobre a formação do leitor literário no ambiente escolar e sobre a importância da literatura na formação do indivíduo, partindo-se do pressuposto de que a literatura, por meio da leitura dos textos literários (COSSON, 2007) possibilita ao sujeito a construção da sua identidade e o humaniza. Destaca também o valor da participação de pais, professores e escola no processo de letramento literário. O presente trabalho tem como base alguns estudiosos que discutem questões relacionadas à importância da formação do leitor e do letramento literário, entre eles: Cosson (2007), Zilberman e Lajolo (1998), Custódio (2007) e sobre o prazer em ler, destaca-se como um dos suportes Roland Barthes (2013). No momento da leitura dos textos em sala de aula, foi verificada a viabilidade da estratégia utilizada pelo professor para que a identificação dos alunos com os textos fosse construída de forma relevante, bem como quais os efeitos que a leitura oral expressiva do professor mediador auxilia na motivação e aprendizado dos alunos, como também, quais conhecimentos prévios os discentes têm da leitura literária. Dessa forma, busca permitir aos alunos a constituição da sua identidade leitora e o desenvolvimento de sua competência comunicativa, possibilitando-os agir e pensar de forma autônoma. Espera-se que os resultados decorrentes desta pesquisa possam contribuir para a produção bibliográfica na área da temática ora trabalhada. 

          


MEMBROS DA BANCA:
Presidente - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN
Notícia cadastrada em: 26/08/2015 13:56
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