LEITURA E PRÁTICA DOCENTE: EVENTO DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA COM CARTAS PESSOAIS
Palavras-chave: Leitura. Cartas. Escrita. Letramento. Prática docente.
O presente trabalho propõe caminhos que através da pesquisa–ação viabilize alternativas de atividades pedagógicas que oportunizem ao aluno construir sua aprendizagem e que a leitura possa ser uma ação da prática docente, capaz de desenvolver competências na ampliação da capacidade leitora. O estudo propõe também o favorecimento e domínio da escrita, promovendo, o letramento como um evento que incorpora a formação do leitor, o prazer de ler e a construção compartilhada de interpretação. A relação leitura e a escrita, neste contexto torna-se significativa e eficaz à vida e ao cotidiano. Evidencia-se o letramento social na construção dos saberes como também no resgate dos valores como: solidariedade, amor ao próximo e gestos de cidadania, neste caso a comunicação escrita (carta pessoal). O letramento neste contexto ultrapassa o ambiente escolar para cumprir o papel social. Para tanto, diante dos postulados teóricos que nos oferecem suporte nesta tarefa destacam-se Marcuschi (2001, 2005) Regina Zilberman (2003) Marisa Lajolo (1985) Kleiman (2000) Roxane Rojo (2004), Rildo Cosson, (2006) Emerson de Piretri (2007) Paulo Freire e Donald Macedo (2013), entre outros. Esta pesquisa situa-se em uma perspectiva interacionista de intervenção na qual será adotada a interação concretizada na leitura e práticas docente. A leitura, a escrita e o letramento com ênfase nas questões sociais podem ser observadas no contexto escolar como também fora do mesmo. Salientamos a integração de novas práticas de letramento as já realizadas dinamizando o cotidiano das aulas de Língua Portuguesa do 6º e 9º ano.