O ENSINO DE GÊNERO DISCURSIVO NO ENSINO FUNDAMENTAL: SEU PAPEL NA LÍNGUA ESCRITA A PARTIR DE UMA ABORDAGEM SOCIODISCUSIVA
Ensino de gêneros. Estudo sócio discursivo. Produção textual
Quando nos propomos a desenvolver um estudo com base em um tipo de abordagem é necessário buscarmos conhecimentos sobre o que pretendemos analisar. Desse modo, como o nosso objetivo é analisar a produção textual de alunos do 6º ano do ensino fundamental, torna-se fundamental expormos quais os gêneros discursivos que serão apresentados a esses alunos e que farão parte do corpus desse trabalho. Face ao exposto, iniciamos com a definição de gêneros discursivos a partir de Bakhtin (2011, apud Carvalho, 2005, p. 131) ao afirmar que gêneros são tipos relativamente estáveis de enunciados. De acordo com Rodrigues (2005, p. 154-155) “no processo de interação verbal, as palavras nos vêm de outros enunciados e remetem a eles”. Assim, a nossa opção foi incluir a perspectiva sócio discursiva para o estudo e análise dos gêneros discursivos produzidos pelos alunos levando em consideração que, nessa abordagem os elementos que compõem o enunciado remetem à interação entre autor e leitor, por isso não são neutros, visto que, revelam sentidos e conhecimento de mundo próprio de cada um. Assim, para atender suas necessidades linguísticas, os usuários de uma determinada língua fazem as escolhas lexicais que melhor se adequem ao seu propósito comunicativo, ao contexto e ao interlocutor. Assim o falante (ou escritor) irá produzir seu discurso por meio de determinado gênero se utilizando dos princípios acima citados, sem haver prioritariamente uma ordem hierárquica, pois todos são necessários e determinantes para a situação dialógica concretizar-se.