LITERATURA: O ESPAÇO DA CRIAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO IDENTITÁRIA
Identidade. Poesia afro-brasileira. Escola. Ensino. Resgate. Relações rizomáticas. Valorização.
A criação literária de alunos-aprendizes, a partir da leitura de poesia afro-brasileira, no espaço escolar, quando propõe resgatar os elos de pertencimento dentro de um núcleo familiar, gera possibilidades de compreensão sobre a verdadeira identidade, a origem de sua formação e a consequente valorização de princípios e valores gestados nesse meio. O presente estudo refere-se à intervenção que será realizada com uma turma de 9º ano, na cidade de Acari-RN, e que objetiva apontar caminhos para a mudança de conceito que o aluno tem de si mesmo, do seu meio cultural e de sua capacidade de produção poética. A pesquisa que ora é apresentada é interventiva, numa confluência com a pesquisa-ação e a pesquisa participante e prima pelo estudo do homem como unidade de corpo e mente, ser biológico e ser social, membro da espécie humana e participante do processo histórico. Le Goff (1990), Munanga (2003, 2005, 2006), Duarte (2011), Bosi (2002), Evaristo (2008), Aristóteles, Thiollent (2001) Dolz e Schneuwly (2004), Deleuze e Guattari serão referências essenciais nesse trabalho. A produção poética e conceitual resultante deste estudo, demarcado pelo discurso de valorização das classes socialmente desfavorecidas, poderá contribuir com a prática de outros professores, como também auxiliará outros pesquisadores no esclarecimento da importância dos diversos povos na construção de nossa sociedade.