Banca de QUALIFICAÇÃO: EMMANUEL JONAS PESSOA BARREIRO

DISCENTE : EMMANUEL JONAS PESSOA BARREIRO
DATA : 12/07/2024
LOCAL: on line

O LETRAMENTO VISUAL: DESENVOLVENDO A LEITURA CRÍTICO-REFLEXIVA DE TEXTOS MULTIMODAIS NO INSTAGRAM A PARTIR DO ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Tecnologia. Internet. Letramento visual. Anúncio publicitário.

A presença da tecnologia na dinâmica das relações interpessoais é incontestável. A partir dessa afirmação, observa-se que a escola, também, vem incorporando, ao longo dos anos, ferramental tecnológico com o propósito de colaborar com o desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos. Diante do exposto, o objetivo desta pesquisa foi investigar como o letramento visual contribui para tornar os discentes do 9º ano do Ensino Fundamental leitores com visão crítica e reflexiva ao deparar-se com textos multimodais utilizados na rede social Instagram. Para isso, foi elaborada uma proposta de intervenção capaz de ajudá-los a analisar um texto publicitário veiculado na referida rede social. No âmbito metodológico, o trabalho ancorou-se em uma abordagem qualitativa, cujo princípio orientador organiza-se em uma pesquisa-ação. Com relação aos pressupostos teóricos, baseou-se nos trabalhos de Soares (2006), Levy (1999), Fofonca (2019), Rojo e Moura (2012), Rojo (2013), entre outros. A fim de orientar os trabalhos de leitura, foram utilizadas as orientações de Solé (2010). Espera-se que esta pesquisa não contribua apenas com as aulas de Língua Portuguesa, mas também com as de outros componentes curriculares, procurando melhorar o nível de leitura do alunado para que este possa desenvolver-se como um cidadão capaz de atuar no meio social tecnológico com consciência e com criticidade.

Interna - 1728675 - GIANKA SALUSTIANO BEZERRIL DE BASTOS GOMES
Externa ao Programa - 1011609 - ALANA DRIZIÊ GONZATTI DOS SANTOS - UFRNExterna à Instituição - LAURENIA SOUTO SALES - UFPB
Notícia cadastrada em: 18/07/2024 18:11