STOP MOTION: UM MODO DE LER O GÊNERO CONTO
NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NO ENSINO FUNDAMENTAL
Stop Motion. Formação Leitora. Literatura. Leitura Literária, Ensino da Língua Portuguesa.
Essa pesquisa teve como foco de estudo o stop motion: um modo de ler o gênero literário conto nas aulas de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental. Como objetivo principal buscamos analisar como a obra literária, o conto, colabora com a formação de leitores independentes, proficientes, que poderão utilizar a literatura em seu contexto social, manejando elementos tecnológicos e instrumentos culturais para construir com eles um sentido para si e para o mundo em que vivem motivados pela leitura. Teoricamente, a investigação proposta fundamentou-se nos pressupostos apresentados nos multiletramentos de ROJO (2013); nas possibilidades de entender a literatura por CANDIDO (2011), MACHADO; PEGEAUX (1988), HOLANDA (2018,) e LAJOLO (2018). Sobre linguagem e tecnologias, dialogamos com RIBEIRO (2021). Buscamos também BAKHTIN (2011) e suas importantes contribuições para a teoria da literatura e a natureza dialógica e polifônica das obras literárias; LÉVY (1998) e o que o virtual representa no campo onde o real emerge, como um espaço de criação e inovação; as tipologias e concepções de leitura por JOUVE (2002); os estudos sobre letramento literário de COSSON (2017), dentre outros argumentos de autoridades. Do ponto de vista metodológico optamos pela pesquisa-ação e a abordagem qualitativa existencialista. Dialogamos com René Barbier (2007) e Michel Thiollent (1986), por entender que aquele contempla um olhar de cunho existencial, uma das vertentes do gênero literário, e este, um olhar social, mas ambos defendem o uso da pesquisa como uma ação que permite estudos que busquem mitigar problemas envolvendo lugares de interlocução, como a escola. O corpus de análise é constituído de material gerado no transcorrer da sequência proposta, mais especificamente na aplicação de técnicas como: leituras, rodas de conversa, maquetes, imagens e vídeos. Acreditamos que a literatura conduz ao domínio da palavra a partir dela mesma e que é possível dar tratamento diferenciado às práticas de leitura e a compreensão de texto nas aulas de língua portuguesa e possivelmente comprovar interesses significativos dos estudantes, quando se enfatiza as experiências com a colaboração da literatura.