EXPRESSÕES RACISTAS NO GÊNERO MEME: UM ESTUDO INTERVENCIONISTA EM AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA
Lexicologia. Fraseologia da língua comum. Gênero Meme. Racismo.
Nesta pesquisa, abordaremos a disseminação de preconceito através de expressões racistas propagadas através do gênero meme. Discutir e analisar tais expressões em sala de aula são de suma importância, uma vez que em algumas situações elas não se apresentam de forma clara e são difundidas de forma sutil e natural sem que haja consciência e reflexão sobre os estereótipos e discriminação que elas carregam. Por esse motivo, torna-se necessário criar espaços de discussões, buscando compreender o verdadeiro significado desse tipo de expressão através de uma interpretação linguística, social e cultural. Dessa forma, pretendemos realizar uma pesquisa, cujo objetivo principal é promover análise crítica de expressões racistas presentes em memes nas aulas de língua portuguesa. Para tanto, nosso referencial teórico terá fundamento nos estudos lexicais sobre a Fraseologia e no gênero meme. Consideramos que a compreensão de fraseologias possibilita um desvendamento de sentidos, bem como contribui para a formação de alunos críticos, tornando o ensino da língua portuguesa mais significativo. Metodologicamente, a proposta parte de uma pesquisa-ação de cunho qualitativo, desenvolvida por uma sequência didática a ser aplicada em uma turma de 7º ano de uma escola pública da zona urbana no interior do estado da Paraíba. Ao fim da investigação, esperamos despertar para a conscientização frente à problemática do racismo e contribuir na formação de estudantes capazes de ler e interpretar os textos produzidos em diversos gêneros e contextos. Como produto gerado a partir da análise dos dados concebidos a partir da intervenção, pretendemos elaborar juntamente com os alunos um pequeno glossário sobre expressões de cunho racista.