ESTRATÉGIAS DE REFERENCIAÇÃO: UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA
PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
Palavras-chave: Intervenção Pedagógica. Sequência Didática. Anáfora Direta. Crônica Narrativa.
Este trabalho tem por objetivo propor uma intervenção pedagógica a partir de uma Sequência Didática (SD), com enfoque nos processos referenciais anafóricos, sobretudo no papel da recategorização da anáfora direta para o ensino de Língua Portuguesa no nível fundamental. De modo específico, pretendemos descrever o percurso metodológico para realizar a intervenção pedagógica proposta na sequência didática; detalhar as etapas de construção da sequência didática para o ensino dos processos referenciais anafóricos na escrita dos alunos do ensino fundamental; explicitar os usos de recursos didáticos no planejamento e na execução da intervenção pedagógica. Partimos do pressuposto de que os processos referenciais são uma estratégia textual-discursiva que auxilia no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa. Para tanto, a fim de cumprir com nosso objetivo, embasamo-nos nas pesquisas de Marcuschi (2008), Cavalcante (2012), Cavalcante, Custódio Filho e Brito (2014); Koch (2004, 2005, 2006, 2007, 2013); Bakhtin (2003), Bender e Laurito (1993), Roberto (2005). A proposta tem como foco as atividades pedagógicas que orientam passo a passo o trabalho do professor, para a produção textual, com base na orientação de Dolz, Noverraz e Schnewuly e (2004). Desse modo, centramos a atenção para explicitar as etapas constitutivas de uma Sequência Didática, direcionadas às estratégias fundamentais para a construção dos sentidos da crônica narrativa. Assim sendo, descrevemos as etapas, com seus objetivos, conteúdos, metodologia, avaliação; além disso, a cada momento da proposta explicamos as ações a serem desenvolvidas, bem como os materiais didáticos que serão utilizados no ensino da Produção Textual em Língua Portuguesa. O resultado do nosso trabalho aponta para a construção dessa sequência que possibilitará desenvolver as competências e as habilidades das estratégias de referenciação na produção escrita do aluno.