MAR ME QUER EM SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DE LEITURA LITERÁRIA ATRAVÉS DA OBRA DE MIA COUTO
Letramento literário. Mia Couto. Ensino. Diários de leitura.
Os estudos relativos à ampliação do repertório de leitura literária em sala de aula se tornam sempre necessários, uma vez que são frequentes as dificuldades de se trabalhar efetivamente com a literatura no ensino de Língua Portuguesa nas escolas públicas brasileiras. Não é de hoje que temos constatado um cenário educacional onde a literatura ainda não está sendo ensinada com foco na formação da competência leitora dos nossos estudantes, especialmente nas séries finais do ensino fundamental. No entanto, cabe à escola – enquanto espaço de leitura – e ao professor de Língua Portuguesa – enquanto mediador entre o aluno e o texto literário – garantir o acesso à literatura, bem como contribuir para a formação do leitor proficiente. Diante de tal questão, este trabalho apresenta uma proposta metodológica fundamentada na pesquisa-ação, de Thiollent (1986), com o objetivo central de contribuir com o professor para o aprimoramento do letramento literário dos estudantes, usando o gênero narrativo como forma de provocar uma experiência de leitura que seja agradável e significativa para o aluno/leitor. Para isso, a obra sugerida foi Mar Me Quer, do escritor moçambicano Mia Couto, tendo em vista apresentar similaridades com a narrativa dos autores da literatura brasileira. A proposta de intervenção sugerida está ancorada nos pressupostos da Sequência Básica de Cosson (2009) e direcionada a turmas de 9º ano do ensino fundamental II das escolas públicas brasileiras. Na escolha metodológica, optamos pela abordagem qualitativa com viés etnográfico, utilizando como procedimento o registro escrito em Diários de leitura, como uma forma de obtenção de dados significativos que gerem, para os professores, respostas aos objetivos propostos. A fundamentação teórica deste trabalho pauta-se nos estudos de Cosson (2009), acerca da Sequência Básica enquanto via de acesso ao texto literário em sala de aula, bem como no seu embasamento teórico envolvendo a proposta de organização e de funcionamento de círculos de leitura e letramento literário (2017); no conceito de leitura enquanto prática social referenciada na Base Nacional Comum Curricular (2019) e no conceito de leitura, enquanto função humanizadora, desenvolvido por Candido (2011); e em alguns teóricos que contribuem para aprofundar a análise a respeito da leitura nas séries finais do ensino fundamental, sobretudo a leitura literária