Banca de DEFESA: MARIA DOS MILAGRES ZEFERINO UYANIK

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARIA DOS MILAGRES ZEFERINO UYANIK
DATA : 23/05/2018
HORA: 14:00
LOCAL: CAMPUS DE CURRAIS NOVOS
TÍTULO:

O ROMANCE POLICIAL E O DIÁRIO DE LEITURA EM SALA DE AULA:

Letramento literário construído a partir do mergulho no mundo de Sherlock Holmes

 


PALAVRAS-CHAVES:

letramento literário – romance policial – práticas motivadoras – diário de leitura


PÁGINAS: 138
RESUMO:

Os trabalhos relativos à fomentação da leitura literária se tornam sempre pertinentes, tendo em vista as frequentes dificuldades de sua efetivação em sala de aula na contemporaneidade das escolas públicas brasileiras. Em âmbito local, esse dado se confirma, constatado por pesquisa prévia, realizada numa turma de 8º ano, ao detectar uma demasiada vinculação destes estudantes aos meios tecnológicos, preterindo-os à prática de leitura. Assim, este trabalho se propõe efetivar uma ação pedagógica de forma a promover o letramento literário nesta série. Para isso, escolheu-se, como ponto de partida de leitura, o gênero romance policial de enigma, O cão de Baskerville, de Sir Arthur Conan Doyle, e por ser seu protagonista, Sherlock Holmes, embora criado há mais de cem anos, presente no contexto atual, sendo reatualizado, relido e (re) adaptado a outros suportes, como cinema, jogos e séries de tevê, e, dessa maneira, próximo ao universo vivencial dos alunos. Intermediada essa leitura por práticas motivadoras e a escrita de diário de leitura em sala e aula. Vale dizer que este estudo percorre os caminhos da metodologia da pesquisa-ação, uma vez que esta retorna para a comunidade a fim de amenizar suas problemáticas, concebendo todos como co-participantes do processo de construção de transformações e corresponsáveis pelos avanços dentro de uma coletividade. Para isso, as ações utilizam-se das sequências didáticas expandidas de Cosson (2009) e suas concepções teórico-metodológicas, e dos diários de leitura produzidos pelos alunos como fomento de dados conclusivos de possíveis sucessos. Também, o trabalho se ancora teoricamente nas abordagens de Sodré (1985) e Eco (1970), de Reimão (1983) e de Todorov (1969), relativo à discussão sobre literatura de massa na vida social, ao romance policial como gênero narrativo; de Cosson (2009; 2014) ao versar sobre letramento literário; de Bogdan & Biklen (1994) e de Thiollent (1996) concernente à pesquisa e à pesquisa-ação; de Machado (1998) quanto aos diários de leitura e de Rouxel et ali (2013) acerca da subjetividade do leitor. Os resultados obtidos configuram-se no maior envolvimento dos alunos com a leitura literária, fortalecendo esse letramento, percebendo-se como integrante da relação comunicativa com a obra e com o autor, visto que se põem na posição participante, seja no preenchimento dos vazios do texto, seja na possibilidade de colocarem-se frente ao texto criticamente, conforme demonstrado nos diários de leitura. Assim como foi possível transformar culturas de leitura por oportunizar espaços para o ler dentro da escola, seja na transformação dos espaços físicos para isto, como a sala de leitura, e outros, ou mesmo nos espaços dentro do tempo das aulas, ou seja, nas aulas não se sugerem leituras, mas se fazem e se compartilham leituras, expandindo-se a várias áreas do conhecimento e alcançando outras turmas na escola.


MEMBROS DA BANCA:
Externo à Instituição - MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO - UERN
Interno - 1914095 - SEBASTIAO AUGUSTO RABELO
Interno - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 18/05/2018 08:37
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