A (NÃO) ASSUNÇÃO DA RESPONSABILIDADE ENUNCIATIVA NO GÊNERO DISCURSIVO ARTIGO DE OPINIÃO: UM ESTUDO COM ALUNOS DO 9°ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Análise Textual do Discurso. Responsabilidade enunciativa. Gênero artigo de opinião.
Este trabalho está inserido no âmbito dos estudos da Análise Textual dos Discursos (doravante ATD), proposta pelo linguista J-M Adam, que estuda a produção co(n)textual de sentido por meio de textos concretos a partir de determinados níveis ou planos de análise linguística. A pesquisa tem como objetivo identificar, descrever e analisar o fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa, nível sete proposto por Adam (2011), em artigos de opinião produzidos por alunos do 9° ano do ensino fundamental e, em seguida, apresentar uma proposta de trabalho do fenômeno da (não) assunção da responsabilidade enunciativa a partir do gênero discursivo em tela. Para o embasamento teórico, utilizaremos, sobretudo, Adam (2008,2010, 2011), Gomes (2014) e Rabatel (2009). Em termos metodológicos, analisamos um corpus composto por cinco produções do gênero artigo de opinião produzidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental, a partir das categorias de análise propostas por Gomes (2014). Por se tratar de um texto em construção, ainda não temos resultados para apresentar. Esperamos com esse trabalho contribuir com os estudos sobre a temática, bem como oferecer elementos para que o professor de língua portuguesa possa trabalhar com mais eficácia a questão das vozes presentes nos mais diversos textos presentes em nossa sociedade.