Banca de DEFESA: MARCELA GRAZIELLY ROCHA

Uma banca de DEFESA de MESTRADO foi cadastrada pelo programa.
DISCENTE : MARCELA GRAZIELLY ROCHA
DATA : 18/11/2016
HORA: 10:00
LOCAL: Campus de Currais Novos - Sala 07
TÍTULO:

REVIRANDO O BAÚ DE CIDNHA SILVA NA SALA DE AULA


PALAVRAS-CHAVES:

Literatura afrobrasileira. Crônica. Identidade. Cultura. Ensino


PÁGINAS: 50
RESUMO:

A Literatura afrobrasileira vem conquistando cada vez mais espaço no ambiente acadêmico, mas muito pouco chega aos educandos do ensino fundamental. A partir da Lei 10639/03, que inclui a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afrobrasileira e africana, a escola precisa oferecer aos estudantes a sua reflexão como constituinte e formadora da sociedade brasileira, valorizando o papel do negro como sujeito formador da história do nosso país, visto que o que se tem ensinado nas escolas quanto à história da África se limita a história da escravidão e do povo escravizado. A Literatura Negra trabalhada em sala de aula ainda não rompeu os padrões estéticos clássicos ou da tradição brasileira. Apresentamos, então, uma proposta de trabalho com uma autora afro descendente: Cidinha da Silva, escritora mineira, que aparece dentro do panorama literário atual, trabalhando com a Literatura Negra, uma literatura marginal ao cânone. Suas crônicas tratam de temas relacionados ao conceito de negritude, o preconceito racial, a cultura afro brasileira, religião de matriz africana, comportamento, música, de forma natural, leve e que atinge o público infanto-juvenil, com suas histórias, contos, crônicas em que podemos nos reconhecer dentro do enredo, nos personagens e até mesmo nas ações do dia a dia. Este trabalho propõe uma sequência didática voltada para a leitura e escrita do gênero textual crônica, mais especificamente da obra Baú de miudezas, sol e chuva (2014), que tem como objetivo interferir no processo ensino-aprendizagem dos alunos do Ensino Fundamental II da rede pública de educação a partir da valorização cultural e conscientização de sua identidade e seu papel no mundo. A pesquisa apresenta um enfoque didático-pedagógico, fundamentada na pesquisa ação de Thiollent (2011), nos PCN’s, na Lei 10.639/03, em Cabral (2013), Alves (2010), Candido (2010, 1998, 1995), Compagnon (2012), Cosson (2009), Holanda (2004), Freire (1987), Freyre (2001), Fonseca (2006), Hall (1999), Jauss (1994), Kreutz (1999), Merquior (1996), Moisés (1979) e Munanga (2009, 2000).


MEMBROS DA BANCA:
Externo ao Programa - 1299003 - DERIVALDO DOS SANTOS
Externo à Instituição - MANOEL FREIRE RODRIGUES - UERN
Presidente - 1169325 - VALDENIDES CABRAL DE ARAUJO DIAS
Notícia cadastrada em: 08/11/2016 10:15
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