A LITERATURA EM SALA DE AULA ATRAVÉS DO CONTO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO LITERÁRIO
Literatura. Letramento Literário. Conto
Este trabalho visa apresentar aos professores de língua portuguesa dos anos finais do ensino fundamental uma proposta de intervenção baseada na sequência básica de COSSON (2007) que contempla a literatura dentro da perspectiva do letramento literário. Para isto, utilizamos o modelo indicado por Cosson para turmas desta etapa de ensino e como exemplo o mini-romance de Valter Hugo Mãe intitulado As mais belas coisas do mundo por ter esse texto características de um conto literário, gênero fácil de ser trabalhado em sala de aula, deixando claro que ele pode ser substituído de acordo com a necessidade do professor e de sua turma. Como suporte teórico que embasasse nossa pesquisa contamos, além dos documentos oficiais PCN’s (1998) e BNCC (2017), com autores como DALVI (2013), OLIVEIRA e LIMA (2018), COMPAGNON (1950), REZENDE (2013) e ZILBERMAN (2008). Utilizaremos como metodologia uma pesquisa feita a partir de duas dissertações do PROFLETRAS RN, como sugerido pela resolução nº 003/2020 criada no contexto da pandemia Covid-19. As dissertações escolhidas têm como foco o ensino da literatura a partir da perspectiva do letramento literário e ambas utilizaram o conto para a realização da intervenção: OLIVEIRA (2017) e LIMA (2018). Comparando as dissertações e entendendo as realidades encontradas por nós nas salas de aula do ensino fundamental da rede pública, propomos uma dinâmica capaz de fomentar o letramento literário na formação de jovens leitores proficientes.