A INFORMATIVIDADE NO TEXTO DO ALUNO: O PAPEL DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA INFORMAÇÃO
produção textual, informatividade, intervenção
A presente dissertação tem como objetivo analisar a informatividade no texto do aluno do Ensino Fundamental II e a relevância da intervenção do professor no processo de produção textual, para responder a questões como: qual a importância da informatividade no texto produzido pelo aluno e qual a função da intervenção do professor no processo de ensino/aprendizagem da escrita textual? Toma-se como objeto de investigação 50 redações escritas por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II de uma escola pública do município de São Paulo do Potengi/RN. Os textos foram escritos em duas versões: A primeira foi escrita sem que o professor trabalhasse previamente o tema abordado. Enquanto que a segunda foi produzida pelos alunos após uma ação interventiva do professor, dividida por etapas, nas quais foram realizadas oficinas de vídeos, leituras e debates, que abordavam o tema proposto e apresentavam informações que contribuíssem para a reescrita do aluno. Busca-se fundamentação teórica na Linguística de Texto, tendo como base os estudos de Costa Val (1991), Bakhtin (2013), Adam (2011), Antunes (2005), Koch e Fávero (2000), Geraldi (2010), entre outros. Ao analisar os textos produzidos pelos alunos, observa-se que as redações produzidas sem a mediação do professor apresentaram um índice menor de informatividade. Ao passo que a segunda versão do texto, após a intervenção do professor na sala de aula, em que foram trabalhados vários textos informativos com os alunos, resulta em redações com um indício maior de informatividade, nas quais são acrescentadas informações que não haviam sido apresentadas na primeira versão. Constata-se que o processo de intervenção, mediada pelo professor, é fundamental para o desenvolvimento do aluno produtor de textos, uma vez que a ação interventiva proporciona ampliar os conhecimentos linguísticos/pragmáticos do aluno, resultando, na escrita de textos mais significativos para o leitor.