Oficinas de pensamento criativo como ferramenta para adaptação dos processos de trabalho dos Tribunais Regionais de Trabalho às normas do novo sistema de precedentes trabalhistas
precedentes judiciais trabalhistas. alterações normativas; admissibilidade recursal; processos de trabalho; oficinas de pensamento criativo.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar a utilização de oficinas de pensamento criativo como ferramenta para diagnóstico de dúvidas, dificuldades e possíveis soluções para adaptação dos processos de trabalho nos setores de admissibilidade recursal dos Tribunais Regionais do Trabalho em decorrência da implementação das alterações normativas realizadas pelo Tribunal Superior do Trabalho no sistema de precedentes trabalhistas por meio da Resolução nº 224/2024. A partir dos resultados das oficinas de pensamento criativo, a pesquisa se propõe a oferecer diretrizes e orientações aos Tribunais Regionais do Trabalho que auxiliem na solução das principais dificuldades diagnosticadas para a adaptação dos seus processos de trabalho relacionados à admissibilidade de recursos de revista no novo sistema de precedentes. Espera-se como produto final o desenvolvimento de um site com os principais dados coletados durante as oficinas e respectivas análises, de modo a auxiliar a futura compreensão do contexto decorrente das recentes alterações normativas e futuras diretrizes a elas relacionadas. Espera-se, ainda, a propositura de uma minuta de ofício da Presidência do Tribunal Superior do Trabalho aos Tribunais Regionais do Trabalho com as orientações necessárias à adaptação dos seus processos de trabalho na admissibilidade de recursos de revista.