PERCEPÇÃO DISCENTE SOBRE O REGULAMENTO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA UFRN: COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL INTERNA E O PROCESSO DE AFILIAÇÃO DISCENTE.
Comunicação Institucional. Discentes. Afiliação. Regulamento.
A comunicação organizacional é crucial para as instituições públicas, que têm o dever legal de assegurar para além da transparência e da publicidade de seus atos, a acessibilidade dessas informações à sociedade. No ensino superior, documentos como regimentos e regulamentos orientam o funcionamento acadêmico. O conhecimento sobre as normas e os códigos existentes nessas instituições pode influenciar o desempenho e/ou processo de integração dos estudantes nesses espaços. Este trabalho lançou olhares para a relação entre a comunicação organizacional interna e o processo de afiliação discente na UFRN, cujo objetivo central consistiu em investigar a percepção dos estudantes de um curso de licenciatura em história da instituição sobre o Regulamento dos Cursos e Graduação (RCG) da UFRN, identificando de que forma barreiras comunicacionais ou a ausência de acessibilidade comunicacional podem impactar seu processo de afiliação institucional. Ante o exposto, esse estudo se caracteriza por uma abordagem qualiquantitativa de pesquisa aplicada, sob a perspectiva descritiva, visando caracterizar a problemática. Para tanto, realizou-se a aplicação de questionário online junto às/aos discentes, a fim de identificar percepções e dificuldades de compreensão da norma institucional. Os resultados demonstram a existência de lacunas ou barreiras no processo de acessibilidade comunicacional, visto que grande parte da amostra (67,5%) afirmou que nunca teve contato com o RCG e outros 68,5% relataram que não sabem acessar ou nunca procuram pelo documento, além disso, entre os 114 participantes do estudo, 69 sujeitos (60,5% da amostra) afirmaram recorrer a outros colegas discentes quando têm dúvidas sobre questões acadêmico- administrativas do curso. De maneira complementar, realizou-se pesquisa documental primária em relatórios do Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC) da instituição, voltada à análise dos tipos de processos mais demandados pelos discentes na secretaria do curso. Esses resultados serviram de subsídio para o desenvolvimento de um módulo de curso na modalidade EAD, produto institucional desta pesquisa, que visa apoiar o processo de afiliação discente na UFRN, somando-se a outras iniciativas institucionais que objetivam tornar esse processo efetivo.