GESTÃO PÚBLICA EM AÇÃO: DIAGNÓSTICO E CRIAÇÃO DE FERRAMENTAS EDUCACIONAIS PARA A CAPACITAÇÃO EM PROCESSOS ADMINISTRATIVOS NA UFRN
processos administrativos; gestão da informação; eficiência; servidores; EMCM.
Este estudo analisou processos administrativos de docentes e técnicos-administrativos da Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), uma unidade de ensino da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o objetivo de diagnosticar erros, atrasos e omissões na instrução desses processos administrativos, com a finalidade de propor soluções eficazes a partir da identificação das falhas. Para isso, na metodologia, foi empregada uma pesquisa aplicada quanto à natureza e uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos. Quanto ao método de diagnóstico, a pesquisa se enquadra como mista, utilizando os métodos quantitativo e qualitativo. Também foi utilizada, quanto aos procedimentos, uma combinação de pesquisa documental, bibliográfica e participante. Entre os resultados, o diagnóstico revelou que o volume maior de processos em relação ao número de servidores interessados não se deve apenas à natureza dos processos, mas também a omissões, a atrasos e erros cometidos pelos próprios servidores interessados, especialmente o corpo docente. A pesquisa também apontou falhas tanto na secretaria da EMCM quanto nos setores responsáveis pela análise dos processos. Como contribuição teórica, o trabalho estabelece uma relação entre o princípio da publicidade e o princípio da eficiência. Ele demonstra a importância de uma boa gestão da informação para reduzir falhas e aumentar a eficiência na administração dos processos. Além disso, o estudo apresenta contribuições sociais significativas, propondo o desenvolvimento de materiais informativos sobre as carreiras dos servidores, contribuindo para a gestão da informação e para a melhoria do serviço público, através da capacitação dos profissionais da instituição.