GESTÃO DE PROCESSOS, PROJETOS E POLITICAS INSTITUCIONAIS
Planejamento estratégico, gestão acadêmica, coordenação de cursos, ferramentas de gestão, PATCG.
O planejamento estratégico é um instrumento essencial para a gestão acadêmica, permitindo que coordenações de cursos de graduação alinhem suas ações às diretrizes institucionais e às exigências legais do ensino superior. A presente pesquisa parte da constatação de que os sistemas institucionais atuais, como o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), embora reúnam dados relevantes, não oferecem mecanismos de acompanhamento em tempo real, o que dificulta a gestão rotineira por parte dos coordenadores dos cursos. Este trabalho propõe o estudo do planejamento estratégico dentro das coordenações de cursos de graduação, buscando responder o questionamento sobre qual a importância da implementação de um modelo de planejamento contínuo para as coordenações de cursos de graduação, visando aprimorar a gestão acadêmica, o monitoramento de indicadores e o alcance das metas institucionais. Neste sentido, a pesquisa propõe um modelo de planejamento estratégico aplicado às coordenações dos cursos de graduação, com o objetivode auxiliar no monitoramento contínuo de metas, prazose indicadores acadêmicosao longo do semestre. Trata-se de uma pesquisa aplicada, de abordagem qualitativa, fundamentando-se em normativas como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e os Planos de Desenvolvimento Institucional (PDI). Além disso, considera-se o Plano de ação Trienal dos Cursos de Graduação (PATCG) como instrumento já existente na gestão acadêmica, buscando materializa-lo, com metodologias estratégicas que ampliem sua aplicabilidade e eficácia. A coleta de dados será realizada por meio de formulários e entrevistas semiestruturadas com coordenadores de cursos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Como produto final, propõe-se um documento orientador em formato de relatório, contendo diretrizes e estruturas para o planejamento estratégico nas coordenações, pensado para ser de fácil aplicação, com possibilidade de adaptação para diferentes realidades institucionais. A proposta tem o potencial de contribuir para o fortalecimento da gestão acadêmica, promovendo maior eficiência e organização nas ações coordenadas pelos cursos de graduação.