Instrumentos para a Democratização de Conhecimentos sobre Carreiras da Educação
Superior Federal
processos administrativos; gestão da informação; eficiência; servidores;
EMCM.
Este estudo analisou processos administrativos de docentes e técnicos-administrativos da
Escola Multicampi de Ciências Médicas (EMCM), uma unidade de ensino da Universidade Federal
do Rio Grande do Norte (UFRN). Com o objetivo de diagnosticar erros, atrasos e omissões na
instrução desses processos administrativos, com a finalidade de propor soluções eficazes a partir
da identificação das falhas. Para isso, na metodologia, foi empregada uma pesquisa aplicada quanto
à natureza e uma pesquisa descritiva quanto aos objetivos. Também foi utilizada, quanto aos
procedimentos, uma combinação de pesquisa documental, bibliográfica e participante. Entre os
resultados, o diagnóstico revelou que o volume maior de processos em relação ao número de
servidores interessados não se deve apenas à natureza dos processos, mas também a atrasos e erros
cometidos pelos próprios servidores interessados, especialmente o corpo docente. A pesquisa
também apontou falhas tanto na secretaria da EMCM quanto nos setores responsáveis pela análise
dos processos. Como contribuição teórica, o trabalho estabelece uma relação entre o princípio da
publicidade e o princípio da eficiência. Ele demonstra a importância de uma boa gestão da
informação para reduzir falhas e aumentar a eficiência na administração dos processos. Além disso,
o estudo apresenta contribuições sociais significativas, propondo o desenvolvimento de materiais
informativos sobre as carreiras dos servidores, contribuindo para a gestão da informação e para a
melhoria do serviço público, através da capacitação dos profissionais da instituição.